Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

O que é HVAC?

A sigla HVAC é derivada do termo em inglês Heating, Ventilation and Air Conditioning. Em português, é traduzido para “Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado”. Os pontos são referentes a funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização.

Tratam-se de três mecanismos de climatização. Todos juntos compõem um conjunto responsável por garantir, prioritariamente, o conforto térmico das pessoas que estão presentes no ambiente, além de assegurar a qualidade do ar e proporcionar o controle sobre algumas variáveis.

Posteriormente, foi adicionada à sigla a letra “R”, que diz respeito à função de refrigeração. Com essa adição, o termo é conhecido como “HVAC-R”. A consequência desse acréscimo é uma estrutura mais ampla e completa.

A junção de todos os componentes é responsável  por reduzir, de maneira efetiva, todos os riscos por más condições climáticas e agentes de contaminação prejudiciais à saúde dos indivíduos.

 

Detalhamento do termo HVAC

HVAC

Para que se tenha um entendimento melhor sobre o sistema HVAC, primeiro é preciso compreender, de forma individual, cada função. Veja abaixo o que cada letra da sigla representa:

  • H: A letra trata da função de aquecimento. É a responsável por manter a temperatura do ar estável, nos dias mais frios. Ou seja, basicamente, tem o trabalho de corrigir baixos níveis climáticos. Também é destinada para a manutenção da umidade relativa máxima do ar.
  • V: Destinada para representar a ventilação, que cumpre o papel principal de renovação do oxigênio. Promove a circulação do ar, atividade que retira os odores e impurezas do ambiente. Também impede o aumento da concentração de gases como o CO², por exemplo.
  • AC: As letras se referem ao ar-condicionado. O equipamento tem o objetivo de fazer o controle de temperatura e promover a ventilação e refrigeração do ambiente. É no ar-condicionado que os filtros são inseridos. Eles são importantíssimos para realizar a retirada de todas as impurezas e contaminantes que são danosos à nossa saúde.
  • R: Por fim, a letra “R” diz respeito à refrigeração. Essa função tem o objetivo de retirar o calor do ambiente. Mantém a baixa temperatura e faz o resfriamento de maneira artificial. É de fundamental importância em determinados espaços industriais, bem como em frigoríficos (local no qual a temperatura baixa é essencial para a conservação de alimentos).

Veja a importância do conforto térmico que o sistema HVAC proporciona:

O principal objetivo é proporcionar aos ocupantes do ambiente uma sensação de bem-estar, independentemente do número de pessoas que estejam ocupando aquele local. Os principais benefícios que esse sistema proporciona são:

  • Filtragem eficiente do ar; 
  • Aumento de oxigenação do ambiente; 
  • Diminuição da quantidade de poluentes presentes no ar; 
  • Auxílio na redução (e até eliminação) dos fungos e mofos; 
  • Por proporcionar sensação de conforto, aumenta a produtividade; 
  • Redução da quantidade de pessoas com doenças respiratórias e alérgicas, devido aos contaminantes que estariam presentes no ar; 
  • Temperatura mais adequada para o ambiente.

Sistema HVAC Industrial

A união dos fatores que compõem um sistema HVAC resulta em uma estabilidade extremamente importante em ambientes que necessitam de altos níveis de controle de todas as particularidades que envolvem o ar. Um exemplo muito claro, e importante disso, são as Salas Limpas projetadas para indústrias.

Em determinados setores, a exigência do controle de contaminação é muito rigorosa, portanto, a performance de filtragem do ar é um fator imprescindível para o bom funcionamento do local. 

E, para que tudo possa ser executado de forma adequada, foram elaboradas regulamentações e normas vigentes, com o objetivo de definir rígidos parâmetros quanto ao nível de temperatura do ar, umidade e contagem de partículas em suspensão no ambiente.

Sistema HVAC para indústria farmacêutica: monitoramento ambiental.
HVAC Sistema

É muito importante ressaltar que a filtragem, em setores como este, está totalmente relacionada a um fator crítico de segurança. Afinal, os medicamentos manipulados precisam manter a sua integridade, para que sejam realmente efetivos e a saúde do consumidor final não seja afetada.

Assim como dito anteriormente, as normas estabelecidas visam a proteção e utilização de boas práticas dentro dos ambientes produtivos, desde a fase de fabricação dos remédios, até o processo final de embalagem.

Todas as etapas são passíveis de contaminação, justamente por isso, é fundamental atenção total em cada processo. O ambiente precisa conter alto nível de controle de contaminantes, e o sistema de filtragem de ar exerce um papel essencial.

Como funciona todo o processo? A filtragem do ar, em indústrias farmacêuticas, se dá essencialmente pela captação do ar exterior, para que seja realizada a renovação e pressurização dos ambientes. 

O ar de retorno de cada ambiente passa por diversas etapas de filtragem. Para esse sistema, os filtros utilizados podem ser: Grossos, Médios, Finos ou os Absolutos HEPA. Esse último, principal responsável pelo processo de purificação do ar.

 

O monitoramento ambiental

Em ambientes produtivos podem ser filtrados muito pó, vapor, entre outros. Este ar que é filtrado, para prevenir a contaminação dos produtos, também tem impacto direto no meio ambiente. Afinal, ao filtrar essas partículas, é evitado que sejam despejadas no ar exterior e que ocorra a contaminação ambiental.

A utilização da categoria de filtros depende muito dos processos que são executados no ambiente. Quando não há substâncias contaminantes altamente potentes, os filtros finais do sistema de exaustão devem ser finos, com classificação F9. Agora, a utilização de filtros do tipo HEPA se dá em sistemas de exaustão apenas quando os materiais processados são de alto risco.

 

Sistema HVAC em ambientes hospitalares

Diante dos diversos riscos de contaminação que há em ambientes hospitalares, é essencial que o local possua um sistema muito bem elaborado de climatização e filtragem do ar. 

Em especial, nos dias atuais, com a pandemia de COVID-19, doença extremamente contagiosa, é imprescindível que o sistema como um todo opere de maneira eficiente, para garantir a segurança de todos presentes no local.

Com um projeto bem elaborado, fungos, bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde não são propagados no local. Instalar um sistema assim, é preocupar-se diretamente com a saúde  de todos, além de ser mais um fator de proteção das pessoas. Não se trata apenas de garantir o conforto térmico, mas vai muito além disso. 

Auxilia a higienização em UTIs, salas de cirurgia, pós-operatórios e demais locais que compõem um ambiente hospitalar.

 

Principais regulamentações para o sistema HVAC em hospitais

A norma 7256:2005 (ANVISA e ABNT) é a principal que regulamenta os parâmetros que devem ser seguidos nestes ambientes. A função dela é controlar como deve ser feita a implantação do sistema HVAC em hospitais, além de verificar o controle de ruídos, índices de temperatura ideais, velocidade do ar e a umidade relativa. 

Inclusive, também é essencial para estabelecer as rotinas de manutenção, ou seja, a periodicidade com a qual o sistema deve estar sujeito a reparos. 

Tudo isso garante exclusivamente o bom funcionamento do sistema, o que, consequentemente, assegura que todos os ocupantes do local estejam seguros.

Também existe a Lei 13.589/2018, sancionada no dia 4 de janeiro de 2018, que torna obrigatória a manutenção de ar-condicionado, dentro de prédios públicos e privados coletivos, sendo assim, também os hospitais. O objetivo é simples e direto: garantir a boa qualidade do ar nesses ambientes.

Claro, para que todos os parâmetros de controle de contaminação sejam devidamente seguidos, é necessário contar com filtros ideais para o bom desenvolvimento do sistema como um todo. Confira os principais:

Agora você já sabe qual é a função de um sistema HVAC. E para que ele seja eficiente, é necessário contar com filtros de ar de altíssima qualidade para garantir a maior eficácia nas operações como um todo.
 

Com a linha de filtros da AAF, o seu sistema de HVAC realizará as funções corretamente, de maneira eficiente e produtiva. 

Confira a linha completa de filtros tecnológicos e que adicionarão mais eficácia e redução de custos operacionais ao seu sistema de filtragem de ar: https://www.americanairfilter.com.br/produtos/filtros-de-ar/. 

Solicite um orçamento