Inscreva-se em nossa newsletter
Indústria Farmacêutica no Brasil
Tudo o que você precisa saber sobre o setor farmacêutico e suas funções na sociedade atual.
Este conteúdo tem o objetivo de elucidar várias dúvidas que permeiam o mercado nacional de fármacos, mostrando que é possível ir muito além de “apenas” fabricar medicamentos.
O mercado brasileiro
Se expandirmos o cenário a nível mundial, O Brasil é o 7ª no ranking do setor. Previsões apontam um crescimento no mercado até 2023 que faria o país subir duas posições, ultrapassando França e Itália. O ranking é liderado pelos EUA, seguido da China.
Sem tempo para ler agora?
Baixe esse conteúdo em PDF e leia quando e onde quiser.
Números do Varejo Nacional
A maior parcela do mercado corresponde aos medicamentos maduros sob prescrição (R$ 23,3 bilhões), houve um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Regulação dos preços dos medicamentos no Brasil
O papel da agência é estabelecer critérios para definições de preços e ajustes dos medicamentos que circulam em todo o território nacional.
Quanto tempo leva para o desenvolvimento de um medicamento?
O tempo estimado para um medicamento chegar às prateleiras das farmácias é de, aproximadamente, 10 anos. Existem 3 etapas principais nesse processo:
Muito além da indústria farmacêutica: Pesquisa e patentes no Brasil.
Muito se fala da necessidade de investimentos no setor de pesquisa, embora o mercado nacional tenha excelentes profissionais e centros de referências em pesquisa (Instituto Butantan é maior exemplo disso), o que mais atrapalha o setor é a burocracia envolvendo os processos.
Saúde e a Indústria farmacêutica.
O papel do mercado farmacêutico é atender as necessidades que estão surgindo diante desse cenário, sem deixar de lado os outros setores que também se beneficiam das descobertas farmacológicas.
As doenças degenerativas neurológicas e o câncer lideram o pipeline do setor farmacêutico a nível mundial. É uma tendência que se mantém nos últimos anos devido ao aumento desses casos.
Terapias em desenvolvimento (números) – ranking mundial
- Câncer – 1.919
- Neurologia – 1.308
- Doenças infecciosas – 1.261
- Imunologia – 1.123
- Cardiovascular- 563