Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Qualidade do Ar Interior: Tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Atualmente as questões que permeiam a qualidade do ar tornaram-se ainda mais evidentes. Em especial, locais fechados e que são frequentados por diversas pessoas, como estabelecimentos comerciais e escritórios corporativos, por exemplo. 

O mundo vive uma pandemia há, mais ou menos, um ano e meio. A COVID-19 trouxe a necessidade de prevenção e cuidados em altíssimo nível. Justamente por ser um vírus de fácil transmissão. Portanto, garantir um ar de boa qualidade é essencial, em qualquer ambiente interno. 

Neste artigo, abordamos a importância fundamental da qualidade do ar interno e as maneiras de torná-lo seguro para que as pessoas possam ocupar o local.

qualidade do ar interior

Afinal, o que significa Qualidade do Ar Interior?

Para fácil entendimento, a qualidade do ar interior está totalmente relacionada ao ar de uma casa, escola, escritório ou qualquer outro ambiente fechado. Esse ar que respiramos afeta diretamente a saúde humana, por diversas razões. Em média, um indivíduo costuma passar, aproximadamente, 90% do tempo em um ambiente fechado. Nos quais a concentração de poluentes pode ser de duas a cinco vezes maior, em comparação a um ambiente externo.

E é exatamente por conta desse acúmulo que é necessário manter o ar sempre de boa qualidade. Afinal, pessoas suscetíveis aos efeitos adversos da poluição tendem a sofrer muito mais com esse tipo de ar. E, além disso, geralmente, são os que mais ficam em ambientes fechados (crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares ou respiratórias crônicas).

Quais os fatores que afetam a qualidade do ar interior

São diversos os motivos que tornam baixa a qualidade do ar interno. Inclusive, a frequência na qual ele é trocado está totalmente relacionada. Outros pontos que influenciam, são: o clima do ar, condições climáticas e também o comportamento das pessoas ocupantes do local. 

E por que a troca do ar influencia? É simples, quanto menor for a frequência dessa atividade, maior será o acúmulo de poluentes no ambiente. Também devem ser considerados os cenários que as janelas se mantêm abertas ou fechadas, aquecedores e ou ar-condicionados operando, etc.  O fator climático é determinante. Afinal, algumas dessas condições do clima podem aumentar o potencial de umidade interna e o crescimento de bolor, se não forem controladas por ventilação adequada ou por um ar-condicionado em perfeito estado de operação.

Como manter a qualidade do ar em ambientes fechados?

É de fundamental importância manter alguns fatores muito bem alinhados: temperatura, ventilação e umidade. E, para que isso seja possível, é necessário contar com equipamentos de alta qualidade e sempre realizar inspeções, com o objetivo de verificar a qualidade do ar interno.

Adotar bons costumes de preservação do ar é primordial. Nesse quesito, os filtros de ar exercem um papel imprescindível. É através deles que as substâncias contaminantes são filtradas, retidas e, consequentemente, eliminadas do ambiente.

Investir em filtros de qualidade elevada, em conjunto com um bom sistema de ar como um todo, garantirá a segurança de todos os ocupantes do local. A AAF Flanders, líder mundial no mercado, fornece o que há de mais tecnológico e eficaz no setor. Todos os filtros são individualmente testados em salas limpas e asseguram alta capacidade de acumulação de resíduos, além da vida útil elevada.

Como pode ser avaliada a qualidade do ar interno?

A verificação é prevista na Lei 13.589/2018, que obriga os estabelecimentos a disporem de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). A legislação prevê que os sistemas de climatização e o PMOC devem obedecer a certos parâmetros de qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente.

Para garantir que tudo esteja de acordo com as determinações, diversas amostragens são realizadas. E nesse processo, a análise microbiológica é o parâmetro mais importante. Geralmente, é utilizado um amostrador de bioaerossol, que coleta por impactação com acelerador linear durável. Nele, são analisados os parâmetros e avaliado se está de acordo com o que dizem as legislações.

A importância da manutenção preventiva

Manter uma rotina de manutenção preventiva no sistema de ar é garantir que ele esteja em perfeito funcionamento, o tempo todo. Isso evita que possíveis defeitos futuros aconteçam. E, claro, é uma medida fundamental para a saúde das pessoas. 

Caso as rotinas de reparos e análises não sejam devidamente realizadas, as consequências para o sistema como um todo são muito prejudiciais: altos custos com manutenção corretiva, elevam o custo operacional do sistema e oferecem maior risco ao bem-estar de todos os ocupantes do local. Se o sistema não funciona corretamente, a probabilidade do ar estar contaminado é altíssima, sendo assim, também aumentam as possibilidades de desenvolvimento de doenças respiratórias nas pessoas. 

Existem alguns fatores fundamentais que auxiliam, e muito, na tarefa de manter o seu sistema de ar sempre em dia, confira:

 

    • Elaborar o PMOC é indispensável: O objetivo principal do PMOC é garantir que o ar esteja sempre em perfeita qualidade. Sendo assim, assegura que todos os ocupantes do ambiente não tenham suas saúdes prejudicadas em decorrência do mau estado de conservação do sistema de ar.
      Deve estar previsto no documento que os equipamentos de climatização sempre estejam livres de partículas contaminantes. E, para isso, respeitar o calendário de manutenção preventiva é fundamental.

 

  • Ter um bom sistema HVAC: O sistema tem como objetivo proporcionar aos ocupantes do ambiente uma sensação de bem-estar. E isso não depende do número de pessoas presentes no ambiente. Os principais benefícios são: filtragem eficiente do ar; temperatura mais adequada para o ambiente; diminuição da quantidade de poluentes presentes no ar; entre outros.

Manter a boa qualidade do ar interno é uma exigência nos dias atuais. E é claro, para isso, é fundamental contar com filtros de excelente qualidade, com certificação e comprovadamente eficientes. A AAF Flanders desenvolve filtros únicos. Conheça a linha completa e faça um orçamento.

Solicite um orçamento