Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

A importância do ar limpo em ambientes hospitalares

Dentro de ambientes hospitalares há inúmeros riscos, em relação à transmissão de doenças. Justamente por esse fator, é primordial que o local tenha um sistema de climatização e filtragem do ar extremamente eficiente. 

Só assim é possível evitar que fungos, bactérias e diversos outros microrganismos se propaguem pelo ar.

Doenças virais infectam pessoas a cada dia que passa, e a mais recente surgiu na China, trata-se do novo Coronavírus. A infecção merece atenção redobrada, pois desde o seu surgimento, no fim de 2019, mostrou-se com alto potencial de transmissão. 

Poucos meses depois, a doença tornou-se uma pandemia, que preocupa países do mundo todo.

Medidas de emergência foram tomadas. Em muitos países, pessoas estão em quarentena, eventos foram cancelados, funcionários trabalham em casa, tudo para evitar ao máximo aglomeração de pessoas, para que a velocidade com que o vírus se espalha seja controlada e reduzida.

Contudo, é necessário que a transmissão também seja evitada dentro dos hospitais. Afinal, lá sempre haverá um grande volume de pessoas contaminadas. 

Torna-se fundamental um bom projeto de sistemas de filtragem de ar, para que os riscos de contaminação sejam reduzidos.

Preservar a qualidade do ar interno é fundamental

Tecnologias desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo permitiram identificar certas partículas de poeira e vírus que podem estar presentes no ar, mas que são extremamente pequenas. Esses contaminantes podem penetrar profundamente no sistema respiratório e na corrente sanguínea de uma pessoa, o que pode representar graves ameaças à saúde.
 
A filtragem adequada, juntamente com medidas de prevenção, reduz a propagação de vírus e outros contaminantes presentes no ar.

Portanto, contar com filtros de qualidade para realizar toda a operação do seu sistema é essencial para garantir a segurança de todos os pacientes e também dos profissionais que trabalham e frequentam diariamente aquele local.

PMOC também auxilia na preservação da saúde das pessoas

Elaborar um bom Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização é primordial. Ao seguir os parâmetros determinados pela resolução do Ministério da Saúde, é possível promover um grau elevado de segurança para as pessoas.

O fundamental é garantir que sempre haja renovação do ar dentro dos ambientes hospitalares. Garantir isso, de maneira adequada, permite que os poluentes em ambientes climatizados sejam diluídos e removidos do ar, o que reduz o risco de contaminação dessas doenças transmissíveis pelo ar.

Portanto, é importante planejar e desenvolver um bom Plano de Manutenção, Operação e Controle, para contar um sistema de ar-condicionado extremamente eficaz. Dessa forma, evita-se um cenário ainda mais crítico de transmissão.

Para saber mais sobre o que é o PMOC e suas recomendações, faça o download do nosso e-book. Você encontrará tudo sobre o assunto.

Acesse: https://materiais.americanairfilter.com.br/pmoc