Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

O que é um sistema HVAC?

A sigla HVAC é derivada do termo em inglês Heating, Ventilation and Air Conditioning. Em português, é traduzido para “Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado”. Os pontos são referentes a funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização.

Todas juntas compõem um conjunto responsável por garantir, prioritariamente, o conforto térmico das pessoas que estão presentes no ambiente, além de assegurar a qualidade do ar interior e a proteção dos equipamentos.

Posteriormente, foi adicionada à sigla a letra “R”, que diz respeito à função de refrigeração. Com essa adição, o termo é conhecido como “HVAC-R”. A consequência desse acréscimo é uma estrutura mais ampla e completa.

A junção desses componentes é responsável  por reduzir, de maneira efetiva, todos os riscos por más condições climáticas e agentes de contaminação prejudiciais à saúde dos indivíduos.

Detalhamento do termo HVAC

Para que se tenha um entendimento melhor sobre o sistema HVAC, primeiro é preciso compreender, de forma individual, cada função. Veja abaixo o que cada letra da sigla representa:

  • H: Trata-se da função de aquecimento. É a responsável aquecer o ar em locais onde a temperatura do ar exterior é muito baixa, ou seja, basicamente, tem o trabalho de corrigir baixos níveis climáticos. Também é destinada para a manutenção da umidade máxima relativa do ar.
  • V: Representa a ventilação, responsável pela circulação do ar. A ventilação possui vários objetivos no sistema como renovação do ar interior, controle da concentração de CO², renovação do oxigênio, limpeza do ar ambiente e outras.
  • AC: As letras se referem ao ar-condicionado. O equipamento tem o objetivo de fazer o controle de temperatura e promover a ventilação e refrigeração do ambiente. Eles são importantíssimos para realizar a retirada de todas as impurezas e contaminantes que são danosos à nossa saúde.
  • R: Por fim, a letra “R” diz respeito à refrigeração. Essa função tem o objetivo de retirar o calor do ambiente. Mantém a baixa temperatura e faz o resfriamento de maneira artificial. É de fundamental importância em determinados espaços industriais, bem como em frigoríficos (local no qual a temperatura baixa é essencial para a conservação de alimentos).

Com funciona o sistema HVAC e a importância do conforto térmico que proporciona:

O principal objetivo é proporcionar aos ocupantes do ambiente uma sensação de bem-estar, independentemente do número de pessoas que estão ocupando aquele local. Os principais benefícios que esse sistema proporciona, são:

  • Filtragem do ar;
  • Aumento de oxigenação do ambiente;
  • Diminui a quantidade de poluentes presentes no ar;
  • Auxilia na redução (e até eliminação) dos fungos e mofos;
  • Por proporcionar sensação de conforto, aumenta a produtividade;
  • Reduz muito a quantidade de pessoas com doenças respiratórias e alérgicas, devido os contaminantes que estariam presentes no ar;
  • Proporciona a temperatura mais adequada para o ambiente.

Tecnologias ideais para seu sistema HVAC

Agora você já sabe qual é a função de um sistema HVAC. E para que ele seja eficiente, é necessário contar com filtros de ar de altíssima qualidade e tecnologias ideais para auxiliá-lo no gerenciamento dos processos como um todo.

O Sensor 360®, tecnologia patenteada pela AAF Flanders, é uma ferramenta ideal para realizar essa tarefa. O dispositivo oferece ao usuário a capacidade de resolver possíveis problemas da qualidade do ar interno, antes que eles afetem negativamente os ocupantes de um ambiente. Além disso, também monitora a queda de pressão para determinar o momento exato para a troca do filtro, com o objetivo de oferecer eficiência na manutenção e redução nos custos de energia.

Com tecnologias avançadas e filtros de qualidade, o seu sistema de HVAC realizará as funções corretamente, de maneira eficiente e produtiva. Confira e aproveite nossos materiais exclusivos.

Solicite um orçamento