Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro para cabine de pintura: conheça os tipos e sua aplicação

Durante processos fabris, algumas indústrias emitem partículas contaminantes no ar. Por esse motivo, etapas de filtragem são essenciais para garantir mais segurança e, ainda, respeitar a legislação e normas de qualidade.

A emissão de poluentes acontece também no processo de pinturas de veículos e por isso a utilização de filtros em cabines de pintura é essencial. O produto ajuda a garantir a limpeza e impede a contaminação de pessoas, do meio ambiente e do automóvel.

Neste artigo, compartilhamos algumas informações sobre o assunto. Leia-o até o final e entenda como funcionam cabines de pintura automotiva e por que e quais filtros são utilizados no processo. 

filtro cabine pintura

Afinal, qual a finalidade do uso do filtro em cabines de pintura automotiva?

A qualidade do ar é um componente muito importante em cabines de pintura automotiva e interfere na vida útil e no desempenho da cabine e na agilidade e no acabamento do processo.

Os filtros de entrada de ar ajudam a manter a boa qualidade da pintura porque evitam que partículas externas ou partículas originadas no próprio processo entrem em contato com a superfície do veículo, o que também ajuda a evitar retrabalhos.

É importante também proteger o ecossistema das partículas geradas no processo e, para essa finalidade, utiliza-se filtros de saída de ar. Assim, o ar que sai da cabine de pintura automotiva é limpo e a indústria evita a emissão de tintas, resíduos e ar poluído ao meio ambiente.

Naturalmente, a filtragem do ambiente também garante mais proteção contra gases nocivos e produtos tóxicos aos profissionais que trabalham em cabines de pintura.

Como funciona uma cabine de pintura automotiva?

A cabina de pintura automotiva é um ambiente fechado no qual pinturas profissionais de veículos são realizadas. Além do sistema de filtragem, o espaço pode ser equipado com soluções de secagem, iluminação e isolamento térmico acústico.

Com o objetivo de reter os particulados de tinta e impedir a entrada de poeira, cabines de pintura automotiva têm um sistema de pressão e fluxo de ar que envolve a exaustão por um lado, onde encontram-se filtros de entrada, e sua aspiração pelo outro, com filtros de saída.

A tecnologia, portanto, promove a limpeza do ar e, assim, garante mais segurança, conforto e qualidade aos processos de pintura.

Quais tipos de filtros são utilizados em cabines de pintura?

filtro cabine pintura 01

Como mencionado, a filtragem acontece em diferentes estágios e, portanto, se esta for a sua necessidade no seu processo industrial, você precisará de diferentes filtros de ar, que podem variar de acordo com o modelo e o porte da sua cabine de pintura automotiva.

Na entrada de ar, entre o pré-filtro e a última camada de filtragem podem haver três tipos de filtro, a fim de reter, progressivamente, partículas menores que passam por cada etapa e, assim, garantir um ambiente limpo.

Os filtros utilizados na saída no ar, por sua vez, absorvem e retém a névoa da tinta e outros poluentes e evitam a emissão ao meio ambiente.

A seguir, você poderá conhecer alguns filtros utilizados em cabines de pintura automotiva em diferentes etapas do processo de limpeza.

Manta Filtrante

As mantas filtrantes são utilizadas para reter particulados sólidos em suspensão no ar, além de manter o conforto térmico do ambiente. O produto pode ser confeccionado em diferentes materiais, de acordo com sua aplicação.

Mantas de fibra de vidro, por exemplo, retém as partículas gradativamente e possuem alta capacidade de acúmulo de tinta, enquanto que mantas com filtros de carvão ativado são utilizados para reter o odor de tinta após processos de filtragem anteriores.

O produto tem grande resistência química, não absorve água do meio ambiente — e, portanto, filtra o ar da cabine de pintura sem prejudicar a umidade desejada —, e possuem boa durabilidade.

A AmerTex®, e o EZ Flow HD® são exemplos de mantas filtrantes. Disponíveis no catálogo da AAF, esses produtos têm alta capacidade de acumulação de pó, capacidade de difusão de ar e alta eficiência para filtragem de spray de tinta.

filtro cabine pintura 02
Filtros de ar plissados

Filtros plissados costumam fornecer ar de qualidade superior e, devido à superfície de maior área, podem reter contaminantes menores. São muito eficientes e, por isso, a melhor opção para processos industriais que geram pó e outros materiais de difícil captação por produtos maiores.

Os filtros Varicel VXL®, AstroCel III 3400 HEPA e MEGApleat® são alguns dos filtros de ar plissados disponíveis em nosso catálogo.

Filtros de ar multibolsas

Após uma pré-filtragem, os filtros de ar multibolsas ajudam a reter partículas menores que passaram na etapa anterior.

Em comparação com filtros planos, filtros de ar multibolsas apresentam maior capacidade de acúmulo de pó e são muito utilizados em ambientes onde há grande vazão de ar e grandes quantidades de partículas.

O DriPak 2000® e o DriPak NX®, disponíveis no catálogo da AAF, são filtros multibolsas e ajudam a preservar a limpeza e garantir o acabamento desejado na pintura automotiva.

filtro cabine pintura 03

Filtros de ar tipo Manga

Esse tipo de filtro ajuda a combater interferências na qualidade do ar e do ambiente e a garantir a segurança dos trabalhadores. Controlam e reduzem a emissão de poluentes com uma eficácia considerável e, por isso, são amplamente utilizados por diversos setores da indústria.

Além das mangas filtrantes, esses filtros são constituídos por gaiolas, chapa-espelho, válvula de diafragma, reservatório de ar comprimido, tubos de sopragem e moega.

Filtros de manga fazem a limpeza do ar por meio de um duto, que controla a velocidade e redireciona o ar, já purificado, para a atmosfera.

Se você quiser saber mais sobre esse tipo de filtragem, você pode ler o artigo ‘Filtro de Manga Industrial – O que é, como funciona e quais suas vantagens?’ aqui no site.

Esperamos que tenhamos conseguido te esclarecer o que são, a importância e os tipos de filtros utilizados em cabines de pintura. O sistema de limpeza do ar envolve diferentes produtos e, além de proteger as pessoas, o meio ambiente e garantir respeito a leis e normas, é muito importante para garantir a qualidade e agilidade do processo.

Ao longo do artigo, recomendamos alguns produtos. Se você quiser conhecer outros modelos, acesse o nosso catálogo de filtros industriais.

Solicite um orçamento