Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro de Manga

Filtro de Manga Industrial - O que é, como funciona e quais suas vantagens?

Em diversos processos industriais, é comum gerar partículas ou gases poluentes que possam interferir na qualidade do ar, do ambiente e, por consequência, na segurança dos trabalhadores.

Nesse contexto, é normal procurarmos alguma solução. E aí entra o papel dos filtros de mangas, uma tecnologia de extrema segurança, capaz de controlar e reduzir a emissão desses poluentes com uma eficácia considerável.

Neste artigo você entenderá:

  • A Importância dos Filtros de ar industriais
  • Tipos de filtros industriais existentes
  • O que é um Filtro Manga
  • Para que serve o Filtro Manga
  • Como funciona o Filtro Manga

A importância dos Filtros de Ar Industriais

As indústrias que, de alguma forma, envolvem em seus processos de fabricação, um processo químico, acabam por emitir partículas de gases, entre outros contaminantes, que ficam em suspensão no ar e podem vir a ser nocivos à saúde.

Os filtros industriais garantem que não haja, por meio da contaminação do ar, nenhum dano aos trabalhadores ou à população do entorno de grandes indústrias. Outro ponto é a utilização do ar durante sua linha de fabricação, que pode ser comprometida, uma vez que não é tratado.

Os filtros industriais de ar são obrigatórios por lei nos processos industriais. Eles garantem que o ar seja devidamente tratado e limpo, antes de ser devolvido ao meio ambiente. É de extrema importância e obrigatoriedade que esse tratamento seja realizado.

A utilização do filtro correto para o tratamento do ar impacta diretamente no resultado deste. Geralmente utilizado em sistemas de ventilação e exaustão, ajudam a barrar partículas microscópicas de até 0,3 µ.

É essencial que se utilize o tipo de filtro adequado à sua realidade, para que haja um máximo de eficácia.

Tipos de Filtros Industriais

O principal objetivo de um filtro de ar industrial é proteger e garantir um ambiente limpo a partir de um bloqueador para resíduos contaminantes, impedindo que se propaguem pelo ambiente ou produto.

Entretanto há diversos filtros industriais que podem ser encontrados em vários modelos. Conheça abaixo os principais e quais suas usabilidades:

Filtro Hepa

O nome, cuja abreviação vem de “High Eficiency Particulate Air” (HEPA), se refere a um filtro absoluto, que alcança o máximo da eficiência na filtragem do ar.

Sua tecnologia separa as partículas, sendo capaz de alcançar 99,9% das impurezas como ácaros, vírus e bactérias. É muito recomendado para ambientes fechados, garantindo um ar puro e saudável.

Esse filtro pode ter diversas aplicações, porém, geralmente é utilizado pelas indústrias farmacêutica, alimentícia e hospitalar. A fabricação do item é realizada a partir de um elemento filtrante de papel de microfibra de vidro e molduras que podem ser produzidas em chapa galvanizada, alumínio ou inox e vedação em EPMD.

Filtros Multibolsas

O Filtro multibolsa é altamente recomendado para uma grande área estendida por possuir vários benefícios, como: extrema eficiência de filtragem, grande capacidade de retenção de partículas contaminantes e longa vida útil.

Esse tipo de filtro é muito utilizado onde há uma incidência de altas vazões de ar, combinada a uma grande quantidade de partículas que possam prejudicar o ambiente de alguma forma.

Por sua construção ser em formato de bolsas de ar (por isso o nome), quando comparado a filtros planos, sua estrutura permite maior capacidade de acúmulo de pó. Além disso, sua baixa perda de carga inicial garante maior versatilidade.

Os filtros multibolsas estão disponíveis em diversas classes de filtragem conforme a NBR 16101:2012, como filtros G3, G4, M5, M6, F8 e F9. São altamente recomendados para indústrias alimentícias, farmacêuticas, cabines de pintura, hospitais, turbinas e salas limpas.

Filtros Plissados

O filtro plissado é um dos filtros mais usados nas indústrias, devido ao seu formato fino. Geralmente, é encontrado na construção civil e outras áreas relacionadas.

O filtro executa uma retenção de elementos extremamente eficiente e por isso é a melhor alternativa para processos que produzem pó e outros materiais, que dificilmente seriam captados por filtros maiores.

O produto tem alta capacidade de acumulação de pó, apresenta alta durabilidade e longa vida útil. Esse tipo de filtro pode ser confeccionado com diferentes materiais. O filtro plissado é fácil de ser instalado e retirado quando necessário, sendo um produto extremamente prático e inovador.

A indústria dos filtros industriais costuma lidar com diversos modelos e variantes e sempre busca se aproximar do seu modelo de negócio. Convidamos você a conhecer os demais modelos em nosso site

O que é Filtro Manga

Dentre os modelos apresentados, há os filtros manga, que facilmente se enquadram em diversos tipos de indústria, devido à sua grande variabilidade.

Basicamente, os filtros manga são constituídos por uma variedade de mangas filtrantes, gaiolas, chapa-espelho, válvula de diafragma, reservatório de ar comprimido, tubos de sopragem e moega. São filtros de simples usabilidade, que requerem manutenção fundamental.

Uma das grandes vantagens do filtro manga é sua versatilidade. Um exemplo é seu sistema de trabalho, no qual as partículas são retidas nos poros dos fios e, depois de certo acúmulo, transformam-se em uma barreira eficiente e complementar à filtragem de ar. Obviamente, recomendamos que sua limpeza seja feita regularmente, para garantir sua máxima eficiência.

Porém, o filtro manga requer uma equipe com conhecimento especializado, para garantir sua máxima eficiência. Desta forma, podemos citar seu custo de manutenção e operacional, como sua principal desvantagem.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a não tolerância de filtração das mangas, quanto à condensação de umidade elevada, ácidos ou temperaturas gasosas maiores que o limite de temperatura suportado.

Para que serve um Filtro Manga

Os filtros manga são amplamente utilizados por diversos setores da indústria, por filtrarem e eliminarem partículas sólidas que venham a surgir dos gases industriais.

Entre eles estão:

  • Cimento;
  • Gesso;
  • Amianto;
  • Carvão;
  • Amido;
  • Silicato;
  • Borracha;
    Muitos outros!

Além disso, suas dimensões podem ser feitas sob medida, a depender da necessidade local, o que realmente o torna um dos modelos mais diversificados do mercado.

Como funciona o Filtro Manga

O processo de filtragem do ar do Filtro Manga se dá pela introdução do ar contaminado no compartimento das mangas, através de um duto lateral que controla a velocidade e o redireciona.

Em seguida, o ar já purificado é direcionado para os bocais superiores do filtro. Um ponto interessante é que os filtros manga funcionam sob pressão positiva ou negativa, sendo limitada pela perda de cargas através das mangas, uma vez que a descarga é direcionada para atmosfera.

Por que você deve ter um
Filtro Manga

As vantagens do Filtro Manga são inúmeras, se comparadas aos demais filtros industriais. O equipamento conta com um excelente sistema de limpeza, o que aumenta a vida útil dos componentes filtrantes.

Seus modelos são versáteis, se adaptando aos mais diversos tipos de negócio. Assim o cliente pode adequá-lo a outros ambientes, sem grandes complicações. No que se refere à emissão de ar, o filtro manga é muito eficiente, com marcas inferiores a 5 mg/ NM³.

Há 100 anos, a AAF oferece as soluções mais completas e inovadoras para Filtros de Ar Industriais, impedindo todo o tipo de contato com poeiras e poluentes que possam prejudicar seu ambiente.

Com excelência em todos nossos produtos fabricados, buscamos sempre o que há de melhor para você, utilizando tecnologias inovadoras e condições únicas. Conheça nosso catálogo de produtos e otimize seu ambiente.

Solicite um orçamento