Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro Hepa

Essenciais em diversas aplicações que necessitam de máximo controle na qualidade do ar interior, os filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) proporcionam alta eficiência de filtragem do ar, resultando em um ambiente muito mais confortável e seguro para os ocupantes daquele local.

Esse tipo de filtro é extremamente indicado para os ambientes industriais que necessitam de controle de particulado ultra-fino afinal, o papel de um ar-condicionado vai muito além de proporcionar conforto para os ocupantes. Através dos filtros, eles garantem que o ambiente esteja sempre com a qualidade do ar “em dia”. É importante ter em mente que é parte fundamental de um aparelho de ar-condicionado a utilização de filtros de boa qualidade garantindo assim a alta qualidade de circulação do ar. 
 
 A partir disso, o processo de filtragem de ar é um ponto fundamental desses sistemas. É com a utilização de filtros de ar que é possível livrar o ambiente de todos contaminantes como fungos, poeiras e bactérias que podem gerar problemas respiratórios nas pessoas, como casos de alergias, gripes e resfriados podendo chegar até a corrente sanguínea causando doenças de alto risco. Então, mais do que tudo, o principal objetivo da utilização de filtros de alta eficiência é proporcionar um ambiente saudável e livre dos contaminantes aéreos.
 

MegaCel I - eFRM®

AstroCel III®

AstroCel III 3400

Mais tranquilidade e segurança na indústria

Os filtros de ar-condicionado desempenham um papel primordial nos sistemas de climatização. Mas é preciso escolher os filtros corretos para desempenhar esse papel. Portanto, é importante contar com o auxílio de boas ferramentas, que o ajudarão na escolha dos melhores filtros de ar para proteção dos equipamentos, processos e pessoas. Dessa maneira, eles assegurarão que os contaminantes não estejam em circulação no ar.

 Diante desse cenário os filtros HEPA são extremamente recomendáveis pois possuem alta eficiência de filtragem para particulados que podem medir abaixo de 0,3 µm chegando a níveis altíssimos de até 99,9995% de retenção. Tudo isso credencia essa categoria de filtros como um dos mais utilizados em processos industriais com alto controle de contaminante.
 
 

E como funcionam os filtros HEPA nas indústrias?

Funcionam basicamente assim: Os filtros HEPA normalmente são alocados dentro dos sistemas de filtragem de ar após os estágios intermediários ou, em alojamentos no teto das salas chamados de “caixas terminais”. Quando um produto é manipulado, especialmente em indústrias de Life Science como farmacêuticas e alimentícias, os ambientes devem conter um nível de controle de contaminação extremamente alto. Afinal, as impurezas presentes no ar oferecem riscos aos produtos e as pessoas, podendo contaminar a linha de produção, visto que o ar é um dos meios de contaminação mais prováveis.

 Caso o ambiente não conte com uma filtragem realmente eficaz, os produtos podem ser contaminados e, como consequência, inevitáveis prejuízos financeiros à sua indústria ou pior, poderá colocar a saúde do trabalhador e do consumidor em risco.
 
 O filtro HEPA por ser uma etapa final de filtragem é, justamente, uma das partes principais do sistema de ar condicionado para realizar a proteção e evitar que tudo isso aconteça. Eles impedem até que as micropartículas estejam presentes na circulação dos ambientes. E é esse o fator de segurança e o meio de evitar os prejuízos à indústria e aos consumidores.

Existem normas técnicas vigentes da ABNT que fazem a regulamentação da qualidade do ar em ambientes como esses e normas ISO e europeias que regulamentam os ensaios de integridade e eficiência dos filtros HEPA em laboratório. Portanto, é de fundamental importância que eles estejam de acordo com as determinações das normas. 
 
É importante ressaltar, também, que é sempre necessário estar com as inspeções e manutenções dos filtros do ar condicionado em dia. É fundamental que se escolha  filtros de boa qualidade anteriores aos filtros HEPA pois os mesmos farão a proteção necessária do estágio final garantindo assim a máxima integridade do sistema e um ar de qualidade.
 
 

Segmentos industriais de utilização dos filtros HEPA

Os filtros HEPA podem ser muito utilizados em diversos setores industriais, como na indústria alimentícia, química, farmacêutica, eletroeletrônica entre outras. Além disso, é muito recomendável a sua utilização em clínicas e hospitais. Em todos os ambientes, eles cumprem a função de realizar o controle de contaminação e garantir a segurança das pessoas e dos produtos manipulados no ambiente.

 A AAF Flanders disponibiliza os melhores filtros do mercado, eficazes e eficientes. Deseja saber mais a respeito? Fale com um de nossos parceiros de negócio.
 

Solicite um orçamento