Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Elementos Filtrantes nos Processos Industriais: conheça quais são.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, milhões de pessoas morrem anualmente por causa da baixa qualidade do ar. A poluição prejudica o meio ambiente, interfere no clima e pode causar doenças como câncer de pulmão e infecção respiratória aguda.

Entre as fontes de poluição, estão veículos, atividades de agricultura e indústrias, que emitem impurezas como poeira, fumaça e materiais particulados ao ambiente. Nesse cenário, a importância de elementos filtrantes nos processos industriais é evidente.

Além de impedir a emissão de substâncias tóxicas que podem causar doenças, os filtros de ar também ajudam a evitar fenômenos naturais indesejáveis, como chuvas ácidas e incêndios florestais.

Os elementos filtrantes nos processos industriais são os principais itens que compõem filtros e que, portanto, desempenham papel fundamental no processo de purificação atmosférica.

Neste artigo, apresentamos a você os três tipos de elementos utilizados em filtros de ar-condicionado industriais. Acompanhe a leitura até o fim e conheça conceitos, benefícios e indicações.

elementos filtrantes nos processos industriais

Filtros Multibolsas

Esse tipo de filtro tem uma grande área de filtragem e, por isso, acumula muitas partículas presentes no ambiente. Portanto, são recomendados para lugares em que há alta vazão de ar e grandes concentrações de particulados no ar.

Isto é, os filtros multibolsas são utilizados em sistemas de ventilação e de ar-condicionado HVAC de locais como indústrias farmacêuticas, alimentícias e de biotecnologia, museus, centros de processamento de dados, hospitais e edifícios comerciais.

O elemento filtrante desses produtos são as microfibras, que têm capacidade de retenção de pó excelente, pouca necessidade de manutenção, baixo consumo de energia e boa vida útil.

A moldura dos filtros pode ser produzida em inox, alumínio ou chapa de aço galvanizado e as bolsas que fazem a filtragem são separadas por perfis metálicos.

A AAF Flanders possui alguns filtros multibolsas em seu catálogo. Entre as opções, você pode encontrar o:

  • DriPak NX: produzido com nanofibras sintéticas de alta tecnologia, moldura em plástico injetado e capacidade de retenção de pó 4 vezes maior do que modelos tradicionais;
  • DriPak 2000: moldura metálica resistente à corrosão; formato que evita vazamentos e meio filtrante com densidade progressiva; e
  • DriPak GX: maior aproveitamento, produzido com microfibras de vidro, moldura em plástico reforçado e alta eficiência energética.

Essas opções têm eficiência comprovada porque têm o ISO 16890. A norma relaciona as classificações dos filtros de ar ao tamanho das partículas definidas pela Organização Mundial da Saúde.

Assim, você pode selecionar os filtros com mais credibilidade de que os produtos cumprem os padrões de qualidade do ar.

Filtros Absolutos HEPA

Os filtros de Ar Particulado de Alta Eficiência, ou HEPA (High Efficiency Particulate Air), como o nome sugere, possui poder de retenção maior — é capaz de absorver poluentes e partículas microbiológicas maiores do que 0,3 µm.

Isso significa que esses produtos são capazes de purificar melhor o ambiente, evitar a absorção de frações de partículas muito pequenas e, portanto, são muito mais benéficas à saúde.

Esses filtros são produzidos com papel de microfibra de vidro como elemento filtrante e, por isso, sua capacidade de absorção é de 99,9%. Isso significa que são adequados para lugares que requerem alto grau de limpeza do ar.

Os filtros de ar-condicionado HEPA são, portanto, principalmente indicados para hospitais, ambientes industriais, como indústrias alimentícias e farmacêuticas, mas também para sistemas de ar-condicionado, de ventilação e de exaustão. Portanto, são soluções também de climatização para edifícios comerciais e centros de processamento de dados.

O produto pode ser fornecido em várias dimensões e a moldura, a vedação e o separador, produzidos com diferentes materiais. No caso das molduras, chapa galvanizada, inox e alumínio são opções.

A solução passa por avaliações contra vazamentos e promove um fluxo de ar estável. Na AAF Flanders, você também encontra opções de filtros HEPA de qualidade. Conheça dois produtos:

  • AstroCel II: moldura em perfil de alumínio anodizado com excelente acabamento, tela de proteção em ambos os lados e diversas configurações de vedação, produzido em Sala Limpa e disponível em todos os tamanhos padrões;
  • AstroCel III: este filtro é produzido com HEPA plissado em V de alta vazão, tem baixo consumo de energia, maior vida útil e menor perda de carga.

Filtros de Carvão Ativado

Se o objetivo é purificar o ar e atenuar odores diversos (de restos de alimentos, fezes, urinas, plástico e outros materiais), esta é a opção mais adequada — e um dos tipos de filtros mais comumente utilizados na purificação do ar e no controle de poluentes.

Os filtros de carvão ativado possuem uma alta capacidade de adsorver — adsorção é a habilidade de aderir moléculas de fluido a uma superfície sólida —, o que protege contra odores e gases nocivos, corrosivos ou irritantes.

O carvão ativado, utilizado como elemento filtrante nesses produtos, é um material de carbono com porosidade bem desenvolvida que tem a capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas com excelente poder de clarificação, purificação e desodorização.

A utilização desse elemento filtrante em processos industriais é, portanto, um excelente aliado porque, além de atenuar odores, evita o contato com gases prejudiciais à saúde, como solventes, agrotóxicos e hidrocarbonetos.

No entanto, filtros com esse elemento são utilizados também em outros ambientes, inclusive em aparelhos de ar-refrigerado residenciais.

Além disso, esse tipo de filtragem oferece conforto climático e evita impurezas e contaminantes que passariam por outros filtros. Por esse motivo, pode ser utilizado em conjunto com outras soluções e o custo/benefício também costuma ser interessante.

Existem diferentes produtos para diferentes necessidades e lugares. A solução ideal varia de acordo com o projeto e o ambiente que se deseja purificar. Em alguns casos, pode até mesmo ser necessário utilizar mais de um elemento filtrante no processo industrial, a fim de atender a diferentes objetivos. Por isso, não é incomum que indústrias instalem mais de um produto para obter um melhor desempenho no tratamento do ar e combate à poluição atmosférica.

Se você deseja purificar o ambiente na sua indústria e procura pelas melhores opções em filtros de ar, solicite um orçamento da nossa equipe! Basta acessar a página de contato e preencher o formulário.

 

Solicite um orçamento