Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Sistema de ventilação industrial: perguntas e respostas sobre o tema

As indústrias, no geral, são locais nos quais tendem estar presentes partículas de poeira, odores, gases, entre outros contaminantes. E essas partículas são propagadas pelo ar, o que pode oferecer um risco real à saúde dos trabalhadores que atuam diariamente naquele ambiente. Essa poluição industrial é algo que deve ser tratado com muita seriedade. E é por isso que os sistemas de ventilação são muito importantes.

As empresas precisam, portanto, estar sempre em conformidade com as normas e regras exigentes, com o objetivo de minimizar todas as ameaças para os funcionários, danos ao meio ambiente, e também evitar a contaminação dos produtos que são manipulados.

Contudo, há muitas pessoas que possuem dúvidas a respeito do que é e como funcionam os sistemas de ventilação em uma indústria. Neste sentido, nós preparamos um material especial e objetivo que responderá os principais questionamentos a respeito do tema.

Afinal, o que é sistema de ventilação industrial?

sistema de ventilação industrial

A ventilação industrial nada mais é do que um sistema mecânico que promove a renovação do ar e que realiza a movimentação dele, dentro de um determinado ambiente, por meio dos ventiladores. Esse processo é extremamente necessário em indústrias e contribui com a remoção das substâncias contaminantes presentes no local, realizando a troca por um ar limpo e seguro para todos.

Qual o meio de ventilação industrial mais eficiente para a proteção dos trabalhadores?

Existem diversos tipos de sistema de ventilação industrial, contudo, todos os modelos possuem a capacidade de atender às principais necessidades de filtragem do ar do ambiente, além de, claro, também manter a temperatura do local em níveis agradáveis. 

Eles atuam como forma de garantir o conforto térmico,proporcionar segurança e preservar a saúde dos trabalhadores. 

É importante dizer também que esses sistemas contribuem para a limpeza dos equipamentos e materiais de trabalho presentes no local. Existem, inclusive, normas específicas que tratam da qualidade do ar interno para as indústrias. 

Essas exigências possuem o objetivo de garantir a segurança e boa qualidade do sistema como um todo. As regulamentações tornam obrigatória a utilização desses sistemas de ventilação dentro de ambientes industriais. Veja abaixo quais são elas:

  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Anexo 3: Atividades e Operações Insalubres – tem como principal finalidade abordar os limites de tolerância para a exposição ao calor; 
  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Anexo 11: Atividades e Operações Insalubres – principal objetivo da norma é trata das concentrações máximas permitidas para as substâncias contaminantes químicas no ambiente de trabalho.

Quais são os modelos de ventilação industrial e as diferenças entre eles?

Como dito no tópico acima, independentemente do modelo de ventilação industrial, todas possuem a capacidade de atender as principais finalidades pelas quais o sistema existe: proporcionar mais proteção para os trabalhadores no local e garantir a integridade dos produtos que são manipulados, além de proporcionar também o conforto térmico.

Confira abaixo os modelos de ventilação industrial:

  • Sistema de Ventilação Forçada – Sistema que renova o ar de espaços fechados por meio de ventiladores ou insufladores;
  • Sistema de Exaustão –  Nesse modelo, o sistema trabalha para recolher e eliminar vapores, poeiras e gases do interior de um determinado ambiente;
  • Sistema Passivo de Ventilação – Sistema não mecânico de ventilação baseado em diferenças de pressão do ar.

Os filtros de Ar Industriais AAF

Para que o sistema cumpra os requisitos para o bom funcionamento do sistema como um todo, os filtros precisam ser de ótima qualidade.  A retenção de partículas é realizada a partir dos filtros de ar. A AAF Flanders possui uma linha completa de filtros, com alta capacidade de acumulação de pó, vida útil elevada e ideais para aprimorar o seu sistema de ar. Conheça a linha completa: www.americanairfilter.com.br/produtos/filtros-de-ar

Solicite um orçamento