Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtragem de ar: como fazer com eficiência e gastando menos.

Cada vez mais os sistemas de climatização e dispositivos de ar-condicionado são utilizados. Em indústrias, laboratórios e hospitais, inclusive, o papel do sistema de ar, vai muito além apenas do conforto dos usuários daquele local. São fundamentais para garantir a pureza do ambiente, sem a presença de contaminantes.

Para isso é necessário contar com um sistema de filtragem de ar muito bem planejado e desenvolvido. É preciso realizar um estudo profundo para entender as necessidades específicas do local e, a partir daí, determinar quais serão os materiais mais adequados para compor o projeto, como por exemplo, os filtros.

Um dos principais pontos considerados no planejamento é proporcionar o menor consumo de energia elétrica. E é exatamente neste fator que as escolha dos equipamentos pode ser equivocada. Há o entendimento errado, por parte de muitos, que os filtros de ar não têm muito impacto no consumo de energia. E essa ideia é totalmente incorreta. Explicaremos a você por que esta visão é inadequada.

Tenha eficiência de filtragem de ar, com redução nos custos operacionais.

Muitos setores, em especial os industriais, são os principais protagonistas no consumo de energia. Por outro lado, necessitam de um bom sistema de ar para operarem de maneira eficiente. Esses espaços precisam muito de climatização eficiente e filtragem do ar interno. Então, a escolha de filtros de ar adequados impactará diretamente no custo final de operação.

Mas como isso ocorre? É mais simples do que parece. A principal função dos filtros de ar-condicionado é realizar a retenção de partículas que ficam dispostas no ar. A capacidade de acúmulo de poeira é variável de filtro para filtro, de acordo com as características construtivas e também da tecnologia utilizada.

Este acúmulo gera, consequentemente, mais esforço do sistema para operar corretamente. Quanto mais poeira, maior a perda de carga, que faz com que o ventilador necessite de mais trabalho para garantir o fluxo de ar. 

E é neste ponto que a escolha dos filtros torna-se essencial.

 

Escolha qualidade nos filtros de ar e economize

Quando a opção é aqueles de menor qualidade, a tendência é que o desgaste seja bem maior, o que aumenta a pressão no equipamento e exige maior esforço do sistema como um todo, resultando em um consumo elevado de energia elétrica. Sem contar os custos de manutenção. 

Afinal, quanto mais rápido e maior o desgaste dos filtros, será necessário trocá-los com mais frequência. Soma-se todo este cenário e o resultado será um alto custo de aquisição de filtros e manutenção no seu sistema de filtragem de ar.

Agora, se a escolha for realizada pensando na qualidade dos filtros, o cenário é completamente outro. Além de obter um fluxo de ar com funcionamento eficiente, a durabilidade do sistema de filtragem como um todo é extremamente maior. 

Sem contar o fato de que não haverá a mesma perda de carga, o que não forçará o sistema a trabalhar com maior esforço. Tudo isso resulta em menor necessidade de trocas dos filtros e também no consumo energético.

Escolha os filtros ideais para seu projeto

A AAF Flanders possui uma ampla linha de filtros de ar-condicionado, e todas as categorias possuem tecnologia avançada e materiais de extrema qualidade. Conheça a linha completa e selecione o que melhor se adequa ao seu projeto: https://www.americanairfilter.com.br/produtos/filtros-de-ar/

 

Solicite um orçamento