Diversos ambientes necessitam constantemente da troca do ar, alguns exemplos são: indústrias, galpões de fábrica, cozinhas industriais, almoxarifados, restaurantes, entre outros. Justamente pelas características únicas desses ambientes, é imprescindível que o processo de insuflamento ocorra.
Além de produzirem muita poeira, gases, fumaças, entre outros contaminantes que podem ser muito prejudiciais à saúde, também são locais nos quais se faz presente o calor. Por esses motivos é necessário um controle eficaz desses aspectos, para que não prejudiquem os processos industriais e nem a saúde dos trabalhadores que desempenham as atividades naquele local.
O insuflamento de ar, portanto, tem a função de absorver o ar atmosférico por um ventilador, para que ele seja introduzido ao ambiente, por meio de dutos, grelhas, grades e fendas. Assim, as condições do ambiente serão, consequentemente, muito mais agradáveis. É este sistema o principal responsável por inserir o ar fresco e tratado no local. Também age eficientemente no impedimento da introdução de partículas contaminantes ao ar interior.