Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Insuflamento de ar condicionado: entenda seu funcionamento e sua importância.

O Insuflamento de Ar é essencial para o bom funcionamento do sistema com um todo. Ele possui diversos módulos: pré-filtragem, filtragem fina (intermediário), condicionamento de ar (resfriamento/aquecimento), ventilação e filtragem HEPA. Todos os fatores possibilitam que o sistema opere da maneira mais correta e íntegra possível.

Já não é mais novidade que manter a boa qualidade do ar é essencial para a segurança, bem-estar e saúde de todos. E é por isso que o ar-condicionado vai muito além do que um equipamento para proporcionar conforto térmico. Existem diversos aspectos no sistema que são de extrema importância. Entenda, neste material, o papel do insuflamento de ar, especialmente em ambientes industriais.

Afinal, o que é um sistema de insuflamento de ar condicionado?

Insuflamento de ar condicionado

Diversos ambientes necessitam constantemente da troca do ar, alguns exemplos são: indústrias, galpões de fábrica, cozinhas industriais, almoxarifados, restaurantes, entre outros. Justamente pelas características únicas desses ambientes, é imprescindível que o processo de insuflamento ocorra.

Além de produzirem muita poeira, gases, fumaças, entre outros contaminantes que podem ser muito prejudiciais à saúde, também são locais nos quais se faz presente o calor. Por esses motivos é necessário um controle eficaz desses aspectos, para que não prejudiquem os processos industriais e nem a saúde dos trabalhadores que desempenham as atividades naquele local.

O insuflamento de ar, portanto, tem a função de absorver o ar atmosférico por um ventilador, para que ele seja introduzido ao ambiente, por meio de dutos, grelhas, grades e fendas. Assim, as condições do ambiente serão, consequentemente, muito mais agradáveis. É este sistema o principal responsável por  inserir o ar fresco e tratado no local. Também age eficientemente no impedimento da introdução de partículas contaminantes ao ar interior.

Por que o processo é necessário?

Ele atua essencialmente para a renovação constante do ar dos ambientes. O insuflamento de ar condicionado é agente determinante para isso. Como já apontado, proporciona conforto térmico para os trabalhadores, além de evitar que substâncias contaminantes circulem livremente pelo local.

Qual a temperatura ideal em processo de insuflamento de ar?

As temperaturas podem variar de acordo com o ambiente. Em uma indústria, por exemplo, o calor é maior do que em um restaurante. Além disso, existem duas maneiras de insuflamento, que variam também o processo. Veja abaixo:

  • Insuflamento pelo teto: para garantir uma temperatura média de 24º C, é preciso que o ar seja fornecido a uma temperatura de aproximadamente 14º C; 
  • Insuflamento pelo piso: o insuflamento pelo piso possibilita uma distribuição um pouco melhor do ar frio, que poderá ficar entre 18º C e 22º C.
Os principais benefícios do sistema de insuflamento de ar:
  • Promove um ambiente mais saudável e favorável para os trabalhadores;
  • Possibilita mais economia nos custos operacionais;
  • Renova constantemente o ar;
  • Contribui para o aumento da produtividade dos trabalhadores, por meio da sensação de conforto e bem-estar;
  • Contribui para o resfriamento dos maquinários locais;
  • Evita a propagação de contaminantes.
Filtros de ar-condicionado industriais para Insuflamento de ar condicionado.

Para que o sistema funcione da maneira mais correta possível, é fundamental contar com os filtros certos e de extrema qualidade. Os indicados são os Filtros Finos e Absolutos HEPA, que realizam a filtragem do ar, impedindo que qualquer substância nociva à saúde dos trabalhadores contamine o ambiente.

A AAF Flanders conta com a melhor linha de filtros do mercado. Conheça os modelos e aplique em seu projeto. Tenha o melhor desempenho, com durabilidade elevada e a confiabilidade de um sistema totalmente seguro. Conheça nossos filtros.

Solicite um orçamento