Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Unidade de tratamento de Ar e sua importância.

As Unidades de Tratamento de Ar, também conhecidas como “UTA”, são as principais responsáveis pela recirculação do ar em diversos ambientes. Elas aparecem, geralmente, compondo o sistema HVAC, já abordado em materiais anteriores. Mas também é possível encontrá-las em outras situações. Em cenários desse tipo, são responsáveis apenas por filtrar e ventilar os locais que não possuem a necessidade de tratamento de ar.

Mas, afinal, o que são as Unidades de Tratamento de Ar?

Unidade-de-Tratamento-de-Ar

São grandes equipamentos (caixas) de metal, que possuem o papel de condicionar e fazer a circulação do ar no sistema todo. As UTAs existem com o objetivo principal de coletar o ar externo, e fazer a troca com o ar interno. Assim, ela promove a renovação constante. Isso é importante para manter sempre puro o interior dos ambientes, o que garante a segurança dos ocupantes do local.

Esse fator é extremamente importante, especialmente nos dias atuais nos quais enfrentamos doenças transmitidas por via aérea e que atacam o sistema respiratório do indivíduo. Quanto mais meios de purificação desse ar, mais seguro será o ambiente.

Como operam as UTAs?

As UTAs são interligadas aos condutores do sistema HVAC, possibilitando que o processo de distribuição aconteça. O ar extraído retorna para as unidades de tratamento e o puro é enviado para todos os equipamentos de ar-condicionado do sistema.

 

Quais são os locais de maior utilização das UTAs?

Elas podem aparecer em diversos cenários diferentes. Tudo vai depender das principais necessidades de cada ambiente. É possível encontrá-las em hospitais, aeroportos, shoppings, setores industriais, entre outros. 

As unidades atuam, essencialmente, promovendo um controle especial dos parâmetros de temperatura, umidade e controle de substâncias contaminantes.

Em hospitais, por exemplo, exercem um papel fundamental, pois trata-se de um ambiente que o ar precisa ser renovado constantemente. 

Em especial, no momento vivido atualmente, com o alto fluxo de pacientes infectados pela COVID-19, é necessário garantir a segurança da equipe médica e demais pacientes, não infectados com a doença.

Os componentes de uma Unidade de Tratamento de Ar
  • Ventilador: utilizado para movimentar o ar;
  • Elementos de aquecimento e arrefecimento: destinados para alterar a temperatura do ar tratado; 
  • Elementos de filtragem de ar: essenciais para que o ar esteja sempre limpo;
  • Atenuadores de ruídos: permitem que a UTA vibre sem que produza ruídos e tremores;
  • Umidificador: realiza a manutenção da umidade do ar recomendada; 
  • Módulos de mistura: realizam a mistura do ar novo com o ar recirculado. Equilibram a temperatura dos dois, deixando-os nos parâmetros mais adequados.
UTAs asseguram o ar puro em ambientes fechados.

Respirar um ar puro sempre foi essencial. E, com o cenário atual, no qual o mundo ainda enfrenta uma pandemia, é imprescindível oferecer um ambiente seguro para as pessoas. E é por isso que filtros e unidades de tratamento de ar são tão importantes. São esses fatores que asseguram a pureza do ambiente para que substâncias prejudiciais à saúde não estejam presentes no ar.

A AAF Flanders, inclusive, disponibiliza filtros de ar eficazes para o sistema de ar como um todo. Tecnológicos e únicos, atendem eficientemente os requisitos para garantir a segurança de todos.

Conheça a linha completa:  www.americanairfilter.com.br/produtos/filtros-de-ar