Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Volta às Aulas: a Importância do PMOC para climatização adequada nas instituições de ensino

O ano de 2020 foi marcado pela readaptação de hábitos, em todas as áreas. E, no que diz respeito à educação, o ano letivo foi vivenciado quase que por inteiro em casa. Contudo, com o passar do tempo, a discussão da volta às aulas presenciais, em muitos estados, começou a ganhar mais força, tanto em escolas quanto em universidades.

A questão abrange diversos fatores. E, em todos, envolve exclusivamente a segurança de alunos e funcionários. As opiniões são divididas. Muitos dizem que as aulas podem voltar, outros são mais cautelosos. O fato é que o cenário é complexo e deve ser muito bem estudado e preparado.

Como ocorreu com estabelecimentos comerciais, indústrias e empresas, as instituições de ensino devem estar preparadas para receberem os alunos novamente, com toda a segurança possível. E um dos fatores principais para a preservação do bem-estar de todos e que merece atenção especial é o sistema de ar.

Já não é mais novidade que o vírus da COVID-19 é de fácil transmissão e é por isso que o ar respirado deve estar o mais puro possível. E é aí que o PMOC ganha extrema relevância neste cenário.

Importância do PMOC no âmbito das instituições de ensino

Volta às Aulas - PMOC

O objetivo principal do PMOC é garantir que o sistema de ar funcione de maneira íntegra. Isso inclui tanto a climatização em si, quanto as questões que envolvem a manutenção. O documento garante que a limpeza constante e remoção de substâncias prejudiciais à saúde aconteçam no sistema.

Também é previsto no Plano de Manutenção, Operação e Controle que o nível de eficiência do ar-condicionado seja sempre mantido. 

Trata-se de um fator primordial, tanto para o conforto quanto para a saúde das pessoas. Essas preocupações são fundamentais para que os parâmetros estejam sempre de acordo e os ocupantes do local não tenham o bem-estar afetado.

Fatores importantes que o PMOC prevê e que devem ser cumpridos: 

  • Troca sempre que que for necessário e higienização dos filtros de ar; 
  • Vistorias periódicas da central dos aparelhos de ar-condicionado da instituição de ensino; 
  • Descarte adequado dos filtros utilizados; 
  • Análise constante e precisa, a respeito da qualidade do ar.

 

A importância da boa escolha dos filtros para o sistema HVAC da instituição de ensino

Outro fator determinado pelo PMOC e que influencia muito na qualidade do sistema HVAC, como um todo, é a escolha dos filtros de ar. É de fundamental importância que os componentes sejam escolhidos pela eficiência e segurança que proporcionarão na operação de filtragem.

Pensando na possibilidade de um vírus como o da COVID-19 estar presente no ambiente, é imprescindível que a troca do ar e limpeza sejam constantes. E obter os melhores filtros para realizar esta tarefa torna-se essencial.

Um bom sistema HVAC tem o papel não só de proporcionar o conforto térmico, mas auxiliar na higienização do ambiente, uma vez que, mesmo com a capacidade de alunos reduzida (muitos dizem em, no máximo, 30% da capacidade total), é preciso que o ar seja renovado, para diminuir muito as possibilidades de contaminação, por vias aéreas.

Benefícios da escolha correta dos filtros para o sistema como um todo:

  • Eficiência de filtragem; 
  • Troca constante do ar; 
  • Aumento da oxigenação do ambiente; 
  • Redução de custos operacionais; 
  • Redução da quantidade de pessoas com doenças respiratórias e alérgicas.

 

Atente-se também à manutenção do sistema de ar

Manutenção preventiva de ar-condicionado

Para manter a eficiência de filtragem e um ambiente mais seguro para todos, é fundamental manter uma rotina de manutenção preventiva no sistema de ar. Esta já é uma atitude essencial em outros cenários, e que torna-se ainda mais importante na realidade que enfrentamos atualmente.

Então, programe intervenções prévias nos aparelhos de ar-condicionado e os mantenha sempre com o rendimento máximo. Esta atitude, além de gerar mais confiança para as pessoas, também possui um impacto econômico importante, afinal, você evitará os custos com manutenções corretivas, que geralmente não são baixos. 

E claro, também reflete na diminuição do custo com energia elétrica, uma vez que o ar-condicionado está com todos os componentes em perfeitas condições, demanda menos esforço do aparelho para operar e, consequentemente, consome menos eletricidade.

Bom, agora você já sabe a importância da elaboração do PMOC para instituições de ensino, com o objetivo de manter o sistema HVAC sempre em ótimas condições de funcionamento. Mantenha tudo em dia e garanta a segurança de todos.

Solicite um orçamento