Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Manutenção Preventiva de Ar-Condicionado: tudo o que você precisa saber

Os aparelhos de ar-condicionado são ideais em diversos cenários. Muito além de proporcionarem o conforto térmico, também podem exercer papel importante na saúde dos ocupantes do local.

Afinal, eles realizam a troca constante do ar e, se estiverem equipados com bons filtros, os contaminantes presentes no ar são retidos.

Por outro lado, existem alguns riscos, caso não seja respeitada a rotina de manutenção do aparelho. Sim, realizar reparos é fundamental. É como um automóvel, por exemplo, que se estiver bem cuidado e com as peças em boas condições, funcionará corretamente. Caso contrário, poderá gerar prejuízos incontáveis.

E para que você possa entender ainda melhor a importância da rotina de manutenção preventiva, separamos alguns pontos importantes e que, definitivamente, abrirão seus olhos sobre o quanto é imprescindível manter essa prática, para o bem de todos.

Em que consiste a manutenção preventiva do ar-condicionado?

Manuntenção-preventiva-de-ar-condicionado

Basicamente, realizar a manutenção preventiva do seu ar-condicionado significa que você está efetuando uma intervenção prévia e programada, com o objetivo principal de ajustar e corrigir possíveis falhas futuras. Ou seja, estará antevendo situações adversas, antes mesmo que elas aconteçam. Isso minimiza erros e prolonga a vida útil do equipamento.

Essas atitudes fazem com que os possíveis defeitos futuros sejam eliminados. E, claro, trata-se de uma medida imprescindível para assegurar a saúde das pessoas. Esse motivo, por si só, já é uma justificativa suficientemente importante para que empresas e indústrias elaborem um plano de manutenção preventiva totalmente efetivo.

Agora, caso esta rotina não seja respeitada, as consequências são extremamente prejudiciais. Desde os altos custos com manutenção corretiva (que consiste naqueles reparos subsequentes de falhas), até a saúde das pessoas, que podem desenvolver doenças respiratórias, infecciosas e/ou alérgicas. Além disso, um aparelho em mau funcionamento gera um consumo energético muito maior do que ter um em bom estado de operação.

 


As Vantagens de realizar a manutenção preventiva no seu ar-condicionado

Manuntenção-preventiva-de-ar

Até aqui, pudemos perceber a importância de se elaborar um plano de manutenção preventiva para seus aparelhos de ar-condicionado. Agora, veja em detalhes o que esta atitude pode gerar de benefícios para sua empresa, indústria, estabelecimento comercial, etc.

Ar de qualidade para os ocupantes do local

Um dos fatores mais importantes de se ter um ar de boa qualidade está relacionado à saúde das pessoas. Manter um aparelho de ar-condicionado em dia com as rotinas de manutenção periódica, significa proporcionar maior bem-estar para todos e evitar que partículas contaminantes estejam presentes no local.

Aparelhos sem a devida condição de higiene são cenários ideais para a presença e proliferação de bactérias, fungos e vírus, cenário de risco para os ocupantes do local. Portanto, a rotina de reparos possui impacto positivo direto na saúde de todos.

 

Mais economia

Quem não busca economizar, não é mesmo? Bom, poupar dinheiro também é um dos principais benefícios que a manutenção preventiva do ar-condicionado pode gerar. Aparelhos em estado ruim de operação demandam muito mais esforço para funcionar e, consequentemente, mais energia elétrica.
 
Sem contar o fato de que a manutenção evita a necessidade de reparos constantes ou,  até mesmo, a necessidade de troca do aparelho antes do tempo previsto.

Vida útil do aparelho elevada

É bem simples, quanto maior o cuidado, maior será o tempo de conservação do equipamento. Isso é válido para tudo em nossa vida. Portanto, realizar reparos e ajustes no tempo certo, significa manter o equipamento em bom estado de funcionamento por longos períodos. Não é interessante ficar trocando de ar-condicionado com muita frequência, não é mesmo? Pois bem, com a manutenção adequada, o aparelho poderá funcionar bem, por muito tempo.

Elabore o PMOC e aumente a segurança para todos

Plano de Manutenção, Operação e Controle, como já abordado em outros materiais, é fundamental para garantir os procedimentos necessários para que seja realizada a verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção dos sistemas de climatização do ambiente. 

O documento, então, torna-se fundamental para que as rotinas preventivas de reparo aconteçam adequadamente.

O objetivo principal do PMOC é justamente garantir que o ar permaneça em ótima qualidade e, como consequência, assegurar que todos os ocupantes do local não tenham suas saúdes prejudicadas, em decorrência do mau estado de conservação do sistema de ar. 

O plano visa manter sempre os equipamentos de climatização livres de partículas contaminantes, ou seja, para isso, é sempre necessário respeitar o calendário de manutenção preventiva. Portanto, o PMOC é um grande aliado nesse processo.

Conte com filtros eficazes e eleve a vida útil do seu aparelho de ar-condicionado

E claro, um dos pontos determinantes e que também contribuem para a conservação do aparelho de ar-condicionado, são os filtros. 

Afinal, se utilizar os de boa qualidade, todo o processo de operação que envolve a filtragem do ar é feita com muito mais eficiência e demanda menos esforço do sistema de ar como um todo. Assim, as necessidades de reparo são de menor constância, a vida útil do sistema é elevada e os custos de operação são reduzidos.

A AAF Flanders, líder mundial no mercado de filtros de ar, possui produtos únicos, individualmente testados em salas limpas e com performance comprovada por certificados independentes. 

A linha de filtros, além de única, adiciona muito mais eficácia e segurança no sistema como um todo. Confira os filtros e comprove a qualidade: https://www.americanairfilter.com.br/produtos/filtros-de-ar/

Solicite um orçamento