HVAC: conheça a origem e as vantagens desse sistema para a sua indústria
A sigla HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) refere-se às funções primordiais de um sistema de climatização. Neste texto, você vai saber mais sobre o tema, como a origem, o funcionamento e as vantagens do sistema. Confira!
A sigla HVAC representa, em inglês, as palavras Heating, Ventilating and Air Conditioning. Na língua portuguesa, estas são traduzidas como Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, o que faz com que a sigla seja conhecida como AVAC. De maneira geral, essas três características podem ser consideradas as funções primordiais para o funcionamento de um sistema de climatização.
O sistema HVAC, portanto, conta com três funções centrais, que, em conjunto, são responsáveis por oferecer conforto térmico e alta qualidade do ar aos ambientes e aos indivíduos que os ocupam.
Com o passar do tempo, o termo HVAC foi aprimorado e, com isso, ganhou mais uma letra: o R, que designa a Refrigeração. Dessa forma, atualmente, a sigla, em inglês, é conhecida como HVAC-R e, em português, como AVAC-R. A adição dessa função tornou o sistema mais completo e eficiente.
Qual é a origem do HVAC?
O sistema HVAC tem suas origens relacionadas às pesquisas realizadas por importantes estudiosos, tais como Michael Faraday, James Joule, Sadi Carnot e outros. A descoberta e a invenção dos componentes que integram a sigla ocorreram durante a Revolução Industrial, período em que os conhecimentos sobre o tema se fizeram ainda mais necessários.
Apesar disso, o sistema está em constante modernização, uma vez que empresas e profissionais de todo o mundo estão sempre em busca de informações que possam contribuir com o aumento da eficiência dos processos industriais.
Como o sistema HVAC funciona?
Para compreender como o sistema HVAC funciona na prática, é importante conhecer o significado de cada sigla de forma isolada:
H – Está relacionado às funções de aquecimento, que são essenciais para manter a temperatura do ar estável em dias frios. Além de trazer conforto térmico às pessoas e aos ambientes, o heating é responsável por realizar a manutenção da umidade relativa do ar.
V – Está relacionado à renovação do oxigênio, uma vez que promove a circulação do ar em um determinado ambiente. Nesse processo, odores e impurezas são retirados, o que garante uma melhor qualidade do ar.
A C – Está relacionado ao sistema de ar condicionado e, por isso, é responsável pelo controle da temperatura, bem como pela refrigeração do espaço. Em alguns casos, o componente realiza, também, a limpeza do ar por meio da eliminação de impurezas.
R – Adicionada à sigla, a letra R refere-se ao sistema de refrigeração, que é responsável por retirar o calor do ambiente, o que permite a manutenção da baixa temperatura. Nesse caso, o ar é resfriado de forma artificial.
A junção das quatro funções apontadas acima permite o funcionamento de um sistema único, que promove estabilidade do ar. Para que os processos ocorram de forma precisa e segura, contudo, é necessário investir em equipamentos e produtos de qualidade. Estes serão determinantes para a realização de processos como:
– Renovação do ar;
– Conforto térmico.
Conheça a AAF Flanders
A AAF Flanders é a maior fabricante mundial de filtros e, sem dúvidas, tem a solução ideal para a sua necessidade. Entre em contato com um de nossos consultores e conheça nosso amplo catálogo de produtos e serviços.