Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtros de Ar para Indústria Farmacêutica: conheça os principais modelos

Você sabia que os Filtros de Ar para Indústria Farmacêutica são extremamente importantes?

Isso porque o desempenho dos filtros precisa ser de qualidade excelente para que os contaminantes prejudiciais à produção dos produtos farmacêuticos sejam impedidos de entrar na corrente de ar nesses ambientes, além de garantir o controle da temperatura e umidade, que evitam variações físico-químicas e microbiológicas nos componentes.

Os locais de produção precisam ser extremamente limpos e ter um ar puro para garantir a sua eficácia, como por exemplo a produção de vacinas, essencial para as nossas vidas.

Por isso, a escolha de bons filtros para Indústria Farmacêutica faz uma grande diferença na produção, pois controlam as condições ambientais internas durante a manipulação dos medicamentos, preservam os equipamentos dentro desse ambiente e garantem a saúde dos profissionais que atuam ali.

Afinal, qualquer contaminação pode ser prejudicial tanto para os produtos e medicamentos, quanto para o profissional que pode levar isso para casa em si mesmo e para toda a sua família.

Um dos filtros de ar para a indústria farmacêutica mais utilizados é parte do Sistema HVAC, que protege e filtra o ar desses ambientes de maneira minuciosa.

Confira a seguir.

filtro industria farmaceutica 01

O uso do Sistema HVAC para a Indústria Farmacêutica

HVAC é um sigla em inglês que significa Heating, Ventilation and Air Conditioning, que em português é traduzido para AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado).

Esses três mecanismos de climatização são responsáveis por garantir o conforto térmico e a qualidade do ar de quem está no ambiente.

Os filtros de ar compõem o ar-condicionado em um sistema HVAC com a função de retirar do ambiente todas as impurezas e contaminantes que prejudicam a saúde humana, como partículas de poeira, fungos, bactérias e ácaros.

O controle da qualidade do ar em ambientes industriais é ainda mais importante do que em ambientes comuns, pois nesses locais é imprescindível que sejam Salas Limpas projetadas para isso.

filtro industria farmaceutica 04

A indústria farmacêutica, por exemplo, além de exigir um ambiente controlado, as normas estabelecidas são bem rígidas, porém garantem a segurança e qualidade do local.

A filtragem do ar nesses ambientes é estritamente voltada para a segurança, devido aos medicamentos manipulados que precisam ter sua integridade garantida para chegarem até o consumidor final em perfeito estado.

Dentre os diversos benefícios do Sistema HVAC na Indústria Farmacêutica alguns são:

  • Filtragem do ar;
  • Aumento de oxigenação do ambiente; 
  • Diminuição da quantidade de poluentes presentes no ar; 
  • Auxílio na redução (e até eliminação) dos fungos e mofos;
  • Segurança para que seja um ambiente livre de contaminações.

As normas estabelecidas para boas práticas, desde a fabricação dos produtos até a embalagem final, são bem rígidas, porque em qualquer etapa do processo corre o risco de ocorrer algum tipo de contaminação e por isso a escolha de um bom filtro, que supra as necessidades e exigências é essencial.

O processo de filtragem do ar em Indústrias Farmacêuticas se dá essencialmente pela captação do ar exterior, para que seja realizada a renovação e pressurização dos ambientes.

Por isso, para cada ambiente dentro do local, é necessário um tipo específico de filtro através da sua classificação e necessidade.

Confira quais são a seguir.

Classificação dos filtros de ar

Existem três tipos de filtros para a Indústria Farmacêutica com suas respectivas classificações, que são:

  • Filtros Grossos: indicados para a retenção de partículas consideradas grandes (10 µm) e também podem ser utilizados como um sistema de pré-filtragem para filtros finos. São classificados como G1 a G4.
  • Filtros Médios e Finos: indicados para a filtragem de partículas menores (entre 1 e 10 µm) e como pré-filtro para os filtros absolutos. São classificados como M5, M6, F7, F8 e F9.
  • Filtros Absolutos HEPA: que são os principais responsáveis pelo processo de purificação do ar de partículas minúsculas (menores de 1 µm). São classificados como E10, E11, E12, H13, H14, U15 e U16.

Por conseguirem filtrar partículas minúsculas de fungos e bactérias, os filtros absolutos HEPA são essenciais para o controle eficiente do ar nesses ambientes. Além de garantirem que os produtos não serão alterados ou contaminados em nenhum momento da produção.

filtro industria farmaceutica 03

Aqui na AAF Flanders, temos dois modelos de filtros absolutos HEPA, que são:

Ambos possuem diversas configurações de vedação: gaxeta adesiva, gaxeta sem emendas – PU ou gel, são produzidos em salas limpas e individualmente testados, além de terem disponibilidade em todos os tamanhos padrão.

Independentemente do tipo de filtro de ar para Indústria Farmacêutica escolhido, o objetivo é sempre o mesmo, garantir que a manipulação dos medicamentos, segurança dos profissionais e dos equipamentos dentro do ambiente, sejam livres de contaminações através do ar.

Os principais modelos de filtros de ar para Indústria Farmacêutica

filtro industria farmaceutica 02

Existem diversos tipos e modelos de filtros de ar para a Indústria Farmacêutica, entre eles estão:

→ Encartonado Plissado Sintético;
→ Encartonado – Fibras de Vidro;
→ Encartonado – Sintético;
→ Mantas Filtrantes Sintéticas;
→ Filtros de bolsa Nanofibras Sintéticas;
→ Filtro de bolsa sintética;
→ Filtro de bolsa microfibra de vidro;
→ Plissado em V;
→ Plissado Plano;
→ HEPA plissado plano;
→ HEPA baixo consumo de energia;
→ HEPA plissado em V Alta Vazao;
→ HEPA para alta temperatura.

A escolha certa de um filtro de ar de qualidade e sua manutenção e troca em dia garantem:

  • Economia de energia;
  • Redução de gastos com a quantidade de trocas dos filtros;
  • Maior eficiência do equipamento devido à utilização correta, além de redução de manutenções de emergência.

Aqui na AAF Flanders, contamos com todos os tipos de filtros para cada necessidade do cliente, e todos eles têm em comum a altíssima qualidade que garante a maior eficiência em qualquer tipo de operação e ambiente.

Baixe o nosso catálogo virtual de filtros, escolha qual é o ideal para a sua necessidade e entre em contato para solicitar o orçamento.

Solicite um orçamento