Saiba quais são as características e vantagens da manta de fibra

A manta de fibra ainda é vista como um produto muito versátil, utilizado em diferentes ambientes e tipos de sistema. Seu objetivo principal é a pré-filtragem do ar.

Neste texto, vamos explicar o que é a manta de fibra sintética e onde ela pode ser usada, além de mostrar quais as características e vantagens deste produto.

manta filtrante

O que é manta de fibra sintética?

Com as diferentes mudanças climáticas e aumento da poluição do ar, indústrias e empresas de diferentes setores de atuação cada dia mais estão preocupadas com a eficiência de um sistema de filtragem do ar.

Isso porque a qualidade do ar é sinônimo de qualidade de vida e garantia do bem-estar das pessoas, o que não pode ser negligenciado.

Surge então a necessidade de se ter um sistema de filtragem que permita reter partículas dos mais variados tipos e tamanhos, o qual geralmente ocorre por etapas de filtração que, sendo a primeira delas geralmente chamada de pré-filtragem.

Logo, o filtro utilizado nessa etapa geralmente é responsável por reter boa parte das partículas grandes (ou de maior tamanho), realizando uma pré-seleção que irá reduzir a concentração e o tamanhos das partículas que passarão para um próximo estágio (não apenas favorecendo o processo de filtração, como também aumentando a vida útil do filtro que será usado no estágio a seguir).

Portanto, quando se trata de um primeiro estágio de filtração (ou pré-filtragem), acaba se optando pelo uso de um filtro mais voltado para a retenção de partículas maiores (que não exige alta eficiência e portanto que não tenha custo muito elevado), que funcione mais como um “escudo” para os demais estágios de filtração, a fim de abater o particulado mais “grosseiro”.

A manta de fibra sintética é um produto que se encaixa nas características acima e ainda é utilizada para filtragem do ar neste primeiro estágio dos sistemas, em processos de pré-filtragem, com intuito de proporcionar melhor rendimento e eficiência ao sistema de filtragem como um todo.

Quais as características da manta de fibra sintética?

A manta de fibra é produzida a partir da deposição de várias camadas de fibra, dispostas de forma aleatória umas sobre as outras, a fim de criar um meio filtrante poroso, que ofereça maior probabilidade de retenção das partículas presentes no ar.

Existe ainda a possibilidade de tais mantas serem confeccionadas com a chamada “densidade progressiva”, característica na qual ocorre uma variação na quantidade e/ou tipo de fibra utilizada na confecção da manta a fim os poros dessa manta se tornam cada vez menor a medida se caminha de uma face para a outra da manta.

Essa característica tende a proporcionar melhor distribuição do particulado que fica retido na manta, podendo aumentar a sua vida útil. 

As mantas de fibra sintética podem atender a várias classes de filtragem, (como G2, G3, G4…) dependendo da suas características e capacidade de retenção de partículas.

Outras características das mantas de fibra sintética é que são fáceis de instalar e podem ser cortadas em vários tamanhos e formas para se adequar a diferentes aplicações, o que faz com que seja um produto muito versátil.

Muitos ainda acreditam que as mantas sintéticas são laváveis e podem ser reutilizadas algumas vezes antes de serem descartadas. Vale ressaltar, porém, que não há como ter certeza que qualquer manta de fibra sintética submetida a lavagem volte a apresentar as mesmas características e desempenho de filtragem se submetida a esse processo.

Também vale a pena mencionar que, em virtude de suas propriedades, o uso das mantas é recomendado em sistemas com velocidades mais baixas do que o sistemas com velocidade tradicional (de 2,54 m/s).

Quais as vantagens da manta de fibra?

Existem diferentes benefícios do uso da manta de fibra durante o processo de filtragem, veja só:

  • Baixo custo de aquisição;
  • Variedade de classes de filtragem (eficiências);
  • Versatilidade para ser usada em diferentes sistemas;
  • Fácil instalação e manutenção.

Onde esse produto pode ser utilizado?

Conforme citamos acima, uma das grandes vantagens da manta de fibra sintética é a versatilidade, podendo ser utilizada em diferentes sistemas. Separamos uma lista de exemplos para você:

  • Pré-filtragem para filtros finos;
  • Pré-filtragem para filtros HEPA;
  • Sistemas de ar condicionado;
  • Cabines de pintura em indústrias; entre outros.

Todas essas vantagens do uso da manta de fibra podem ser muito relevantes para um sistema de filtragem, mas para você ter todos esses benefícios e garantir a eficiência do seu sistema de filtragem é preciso apostar em mantas de filtro de qualidade.

Onde encontrar qualidade e eficiência para a manta de fibra sintética?

Isso você encontra na AAF Flanders. São mais de 100 anos atuando no mercado de filtragem de ar, produtos testados e aprovados que vão trazer qualidade e eficiência para o seu sistema.

A empresa possui um vasto catálogo de manta de fibra sintética. Não importa qual seja sua necessidade, você encontra a solução na AAF Flanders.

E aí, gostou do conteúdo? Para continuar lendo textos como este, acesse nosso blog. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente, estamos prontos para ajudar.

Solicite um orçamento