Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro manga: perguntas e respostas sobre o tema

A preocupação com o ar que respiramos é algo que deve ser sempre levado em consideração. Em especial, dentro de indústrias. 🏭 Nesses ambientes, em especial naqueles em que é realizado o manuseio de produtos químicos, os poluentes lançados no ar são extremamente prejudiciais à saúde humana. E por isso é preciso ser realizada a filtragem eficiente do ar.

Nesse quesito, os filtros desempenham um papel fundamental para que não ocorra nenhum tipo de prejuízo ao bem-estar dos ocupantes do local. Afinal, o principal objetivo é justamente impedir que as substâncias se propaguem pelo ambiente, sendo assim, além da preservação das pessoas, também evita que os produtos manipulados sejam afetados negativamente por esses contaminantes.

Existem diversos tipos de filtros industriais que exercem eficientemente o seu papel. Os principais são: Filtros Hepa, Multibolsas, Plissados e Manga. Todos possuem alta capacidade de retenção e filtragem de partículas.

Neste artigo, você terá o parâmetro geral dos existentes e conhecerá detalhes sobre o filtro de manga. Continue a leitura e saiba mais. 😉

Filtro Manga

O que é um filtro do tipo Manga e qual a sua aplicação?

Esse tipo de filtro, basicamente, consiste em um dispositivo constituído por um elemento filtrante do tipo “Manga”. É um dos modelos que mais facilmente se enquadram para serem utilizados em processos industriais, pela variabilidade. 

Ele pode ser redondo ou quadrado. E atua com o objetivo de separar o ar limpo do ar poluído. Isso ocorre por meio de um espelho pelo qual são montados os elementos filtrantes.

O modelo desse tipo de filtro pode ser variável. Ele pode conter suportes e armações de metal ou não. Sua versatilidade tecnológica também possibilita que seja equipado com um sistema de autolimpeza, realizada de maneira automática. E qual a vantagem disso? Muito mais eficiência de filtragem, o tempo todo. Afinal, isso permite que o equipamento opere sem interrupções.

Como calcular o uso de filtro de manga?

Um dos pontos principais para aproveitar ao máximo o que os filtros de manga podem oferecer, é saber como eles funcionam. E por isso é preciso saber calcular bem o uso. 

Para facilitar, exemplificaremos para você:

Se um filtro recebe 100 g/m3 de pó e permite que passe 0,050 g/m3 para a chaminé, então, é considerado que ele possui uma eficiência de 99,95%. Essa é a diferença percentual entre as concentrações de pó, tanto na entrada, quanto na saída.

Para garantir a segurança de todos, os órgãos ambientais não permitem que um filtro emita mais que 0,05 g/m3 ou 50 mg/m3 independentemente da concentração inicial do pó. A exceção está nos casos de filtros que estão localizados em regiões não muito habituais (150 mg/m3) ou os designados para pós tóxicos (10 mg/m3 ou menos).

Para que serve o filtro manga?

Filtro Manga

É essencialmente utilizado em setores industriais, com o objetivo de eliminar as partículas que possam surgir dos gases industriais. Ou seja, ele proporciona maior segurança e bem-estar para os trabalhadores.

Inclusive, esse tipo de filtro possui dimensões variáveis. Pode ser fabricado sob medida, dependendo especificamente da necessidade do local. Isso faz com que o Filtro Manga seja um dos mais versáteis e diversificados do mercado. 

Quais são os tipos de filtros manga?

Existem alguns tipos diferentes de filtros Manga. Podem ser redondos, ciclonados ou retangulares. Os dois primeiros possuem uma eficiência maior em comparação ao retangular, pois são feitos com uma pré-separação das partículas maiores de pó, sendo assim, as partículas menores são retidas nas mangas.

Já os quadrados (ou retangulares) possuem uma concepção muito mais simples. O princípio de filtragem, inclusive, é diferente. Eles atuam fazendo com que todo o material coletado no filtro atinja as mangas.

Esses tipos de filtros são extremamente vantajosos em inúmeras situações, se comparados aos demais filtros industriais. Além do sistema de limpeza impecável e atual,  que proporciona maior vida útil dos componentes filtrantes, possuem diversos modelos, o que os tornam versáteis.

 

Solicite um orçamento