Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro de ar industrial: tudo o que você precisa saber

Os filtros de ar industriais têm diversas funções, dentre elas controlar os poluentes de ambientes que precisam de ar puro e livre de contaminações, como: indústrias farmacêuticas, hospitais, indústrias de alimentos e bebidas, indústria automobilística, laboratórios, entre outros.

O contato direto com ambientes sem nenhum tipo de filtro de ar pode ocasionar inúmeros problemas de saúde nos profissionais e danificar toda a fabricação do produto. 

Por conta desses fatores, os filtros de ar possuem papel fundamental no desempenho desses sistemas, prevenindo e solucionando problemas de maneira prática e fácil. 

Os filtros de ar podem ser utilizados para diversas aplicações como sistemas de ar-condicionado, exaustão de ar, ventilação, eliminação de gases e odores, entre outros, para que se mantenha um ar de qualidade.

Conheça agora os tipos de filtros, vantagens e como a AAF Flanders proporciona as melhores soluções do mercado.

Boa leitura ☕

Filtragem de ar industrial 2

Tipos de filtros para ar-condicionado

Os filtros de ar podem ser encontrados em vários formatos como mantas, emoldurados plissados, filtros bolsa, rígido em cunha, painel, entre outros e, há inúmeras composições de material filtrante como fibras sintéticas, em microfibra de vidro, membrana e diversos outros materiais disponíveis. 

insufllamento de ar condicionado industrias 01

Diante das várias aplicações de sistemas de filtragem de ar e dos tipos de filtros existentes, a escolha do filtro deve ser feita de acordo com a necessidade do projeto, podendo ser:

  • Filtros para partículas grossas
  • Filtros para partículas médias
  • Filtros Absolutos (EPA, HEPA e ULPA)
  • Filtros químicos (carvão ativado)

Principais características dos filtros de ar

Os filtros são especificados de acordo com a sua classificação e é isso que define o tipo de filtragem do seu projeto e o melhor filtro para essa necessidade, entre elas:

Filtros grossos (G0 a G4)

Os filtros grossos podem ser encontrados em vários formatos construtivos como mantas, emoldurados ou tipo bolsa. Esses filtros possuem capacidade de retenção de particulado grande, ou seja, partículas acima de 7µm.

Normalmente são instalados em captações de ar ambiente onde há grande volume de partículas presentes no ar. 

Filtros médios e finos (M5, M6, F7, F8, F9)

Os filtros médios e finos possuem grande variedade de modelos, formas construtivas e materiais filtrantes como emoldurado, tipo bolsa, rígido em cunha e painel. 

São filtros para filtragem de partículas acima de 0,4µm com eficiência que varia entre 40% e 95% dependendo da classe e modelo escolhido. 

Filtros EPA, HEPA e ULPA

São os chamados filtros de alta eficiência ou absolutos. São projetados para filtragem de partículas abaixo de 0,3µm e possuem alto valor de aquisição. 

Podem ser instalados em sistemas de ar-condicionado, caixas terminais ou Fan filter units como o último estágio de filtragem. De acordo com a EN1822, filtros HEPA e ULPA necessitam ser testados individualmente para vazamento e eficiência.

Vantagens do filtro de ar industrial

Um dos pontos extremamente vantajosos dos filtros de ar industriais, como vimos anteriormente, são as diversas formas de aplicações e formatos distintos que podem se adequar a todos os equipamentos.

Além disso, ao longo da evolução dos materiais filtrantes utilizados nos filtros de ar industriais foi possível aliar o desempenho dos filtros de ar ao consumo energético dos sistemas de filtragem. 

E, por isso, trabalhar com filtros de alto desempenho pode resultar em reduções de custos.

Soluções da AAF Flanders

A AAF Flanders está há mais de 100 anos levando soluções eficientes em filtros de ar industriais para o mundo todo.

Com um vasto catálogo com todos os tipos de filtros para diversas áreas das indústrias, contamos com um amplo estoque à pronta-entrega para que o cliente sempre tenha o que precisa e na mesma hora.

Conheça nossas soluções completas entrando em contato com um dos nossos consultores.

Solicite um orçamento