Filtração de ar: qual a importância para a indústria?

A filtração de ar é um dos processos mais importantes em vários tipos de indústrias, visto que em muitos processos é necessário que o ar insuflado no ambiente esteja livre de partículas consideradas contaminantes.

Muitos processos industriais também podem gerar partículas suspensas que passam a ser consideradas contaminantes e podem afetar negativamente o ambiente produtivo, além de serem também prejudiciais para a saúde das pessoas e principalmente dos colaboradores.

Por isso, é fundamental a filtração de ar nesses ambientes, a fim de reter as partículas que possam vir a contaminar processos e produtos, bem como proporcionar a qualidade do ar ambiente adequada para a saúde dos ocupantes.

Você sabe o que é filtração de ar? A importância desse procedimento para a indústria? Fique por aqui que vamos falar melhor desse assunto. Continue a leitura!

Filtração de ar

O que é filtração de ar?

Filtração de ar se caracteriza pelo processo de separação de partículas que estão presentes no ar (mistura gasosa de ar + partículas).

A filtração pode ser realizada através da aplicação de filtros de ar nos equipamentos e processos industriais com intuito de impedir a propagação e disseminação de substâncias contaminantes ou indesejadas presentes no ar.

Vale lembrar que não importa o tipo de indústria, a filtração de ar é relevante e necessária. E isso pode ser visto sempre que for preciso garantir um ambiente livre de impurezas externas ou provenientes do próprio processo industrial.

Os filtros de ar são aplicados de acordo com cada tipo de ambiente e objetivo. Eles servem para filtrar poeira, fumaça ou partículas que venham a ser prejudiciais para os processos, os produtos ou ainda para a saúde das pessoas.

Você pode entender melhor como funciona a troca e a manutenção dos filtros de ar, clicando aqui.

Qual a importância da filtração de ar?

filtração de ar

O processo de filtração do ar é diferente dependendo do ambiente, sistema de filtragem e segmento industrial. Mas os objetivos são os mesmos, proporcionar um local:

  • Sem maus odores;
  • Sem contaminações ao ambiente, aos produtos e aos colaboradores.

Além de:

  • Controlar a qualidade do ar, deixando o ambiente sem contaminantes, como vírus, fungos e bactérias, e das outras substâncias que podem ser prejudiciais à saúde;
  • Garantir a qualidade dos processos industriais.

Portanto, a filtração de ar é importante para proporcionar um ar limpo de qualidade para as pessoas, processos e produtos, reduzindo os riscos de contaminação e problema de saúde.

Modelos de filtros utilizados

Agora que já entendemos a importância da filtração de ar, vamos conhecer alguns tipos de filtros?

O filtro multibolsas é utilizado em diversos ambientes que necessitam que o ar seja mais puro, como instalações farmacêuticas, hospitalares, indústria alimentícia, siderúrgica, entre outros exemplos.

O filtro possui uma elevada área filtrante, o que proporciona a capacidade de reter uma maior quantidade de partículas e, consequentemente, uma vida útil mais longa do produto (desde que o mesmo seja bem projetado e construído com materiais com tecnologia adequada).

O filtro HEPA é chamado filtro de alta eficiência ou absoluto e proporciona uma excelente qualidade na filtragem do ar, sendo capaz de reter mais de 99% de partículas extremamente finas, como partículas de 0,12 e 0,3 µm.

É um dos filtros que mais possui tecnologia empregada a fim de garantir a qualidade do ar nos ambientes onde é demandado, sendo muito utilizado, por exemplo, nas indústrias farmacêuticas, que precisam evitar qualquer contaminação na produção dos medicamentos.

Filtros de partículas grossas

Os filtros de partículas grossas geralmente são utilizados como pré-filtros, principalmente em sistemas de filtragem localizados em ambientes em que se verifica uma grande concentração de partículas no ar, como, por exemplo, em locais de maior atividade urbana e industrial, onde há muitos resíduos e fuligem, etc.

A função do filtro neste caso é reter as partículas mais grossas, reduzindo a quantidade de contaminantes que avançam para os demais estágios de filtração (geralmente filtros finos e HEPAS), aumentando assim a vida útil dos filtros destes estágios.

Os filtros de partículas grossas podem ser utilizados em situações onde não é demandado um grau muito elevado de qualidade do ar.

Qual a melhor opção de filtros de qualidade?

Lembre-se de escolher o filtro de ar que melhor atenda às suas necessidades. Tenha sempre em mente que, além das diferenças de filtros de acordo com ambiente e indústria, a qualidade do produto é fundamental para obter a qualidade do ar exigida, bem como reduzir os custos de operação e manutenção, frete, descarte, etc.

Nós da AAF Flanders, a maior fabricante mundial de filtros, entregamos o melhor aos nossos clientes há 100 anos: qualidade, confiança e o melhor orçamento do mercado. No nosso site, você pode verificar a variedade de filtros que temos no nosso portfólio.

Entre em contato conosco para mais informações. Estamos ansiosos para atendê-lo.

Solicite um orçamento