Elementos filtrantes na indústria, qual a importância?

Os elementos filtrantes são essenciais para a indústria, isso porque são eles que realizam o tratamento do ar, impedindo diversos tipos de contaminações em processos industriais.

O ar é cheio de impurezas, como partículas de poeiras, substâncias tóxicas, fumaças, entre outros.

Por isso, não importa se a indústria é do ramo de cosméticos, alimentício, farmacêutico, hospitalar, o elemento filtrante é um dos principais aliados nesses ambientes.

Nesse texto, vamos explicar em detalhes o que são elementos filtrantes, qual seu papel nos processos industriais e quais os tipos disponíveis no mercado.

Elementos filtrantes na indústria

O que são elementos filtrantes?

Elementos filtrantes são materiais que entram em contato direto com as partículas de contaminantes presentes no ar. Eles geralmente estão localizados dentro de diferentes equipamentos de tratamento de ar utilizados nas indústrias e têm como função filtrar as impurezas do ar.

Ou seja, o elemento filtrante é o responsável pela retenção das partículas sólidas, realizando o processo de filtragem para tratamento do ar.

Qual é o seu papel nos processos industriais?

O papel do elemento filtrante é reter os contaminantes contidos no ar, sendo que muitos deles são gerados durante os processos industriais. 

Muitas dessas partículas presentes no ar podem podem ser consideradas impurezas e contaminar os processos de fabricação de um produto, por exemplo.

O objetivo do elemento filtrante é a retenção das impurezas (partículas contaminantes) que são indesejadas nesses ambientes, com o propósito de manter a pureza do ar e não prejudicar a finalidade do processo industrial.

Quais são os benefícios dos elementos filtrantes?

A utilização de elementos filtrantes para tratamento do ar traz diversos benefícios tanto para os processos, quanto para as pessoas e o meio ambiente, tais como:

  • Alta produtividade e maior qualidade ao processos industriais
  • Menor desgaste dos equipamentos
  • Processos mais seguros
  • Menor custo com manutenção
  • Proteção à saúde e bem-estar dos funcionários e da sociedade
  • Preservação do meio ambiente

Quais são os tipos de elementos filtrantes mais utilizados nas indústrias?

Os elementos filtrantes são os principais itens contidos dentro dos filtros industriais, eles que desempenham o papel de purificação do ar.

Agora, vamos apresentar alguns dos principais tipos de filtro industrial utilizados, confira abaixo.

Filtros de partículas grossas

Os filtros de partículas grossas geralmente são utilizados como pré-filtros, principalmente em sistemas de filtragem localizados em ambientes em que se verifica uma grande concentração de partículas no ar, como, por exemplo, em locais de maior atividade urbana e industrial, onde há muitos resíduos e fuligem, etc.

A função do filtro neste caso é reter as partículas mais grossas, reduzindo a quantidade de contaminantes que avançam para os demais estágios de filtração (geralmente filtros finos e HEPAS), aumentando assim a vida útil dos filtros destes estágios.

Os filtros de partículas grossas podem ser utilizados em situações onde não é demandado um grau muito elevado de qualidade do ar. 

Filtros multibolsas

Esse elemento filtrante possui uma grande área de filtragem, sendo capaz de acumular muitas partículas do ambiente. Por isso, são recomendados para locais com alta vazão de ar.

Esses filtros são muito utilizados em indústrias farmacêuticas e alimentícias, além de centros de processamentos de dados, hospitais e centros de biotecnologia. Veja algumas opções de filtros multibolsas:

  • DriPak NX: produzido com nanofibras sintéticas de alta tecnologia, moldura em plástico ou metal e capacidade de retenção de pó até 4 vezes maior do que modelos tradicionais;
  • DriPak 2000: moldura metálica resistente à corrosão; formato que evita vazamentos e meio filtrante com densidade progressiva; e
  • DriPak GX: maior aproveitamento, produzido com microfibras de vidro, moldura em plástico reforçado e alta eficiência energética.

Filtros absolutos HEPA

O próprio nome já diz muito sobre esse filtro: HEPA vem do inglês “High Efficiency Particulate Air (filter)”, podendo ser traduzido como Filtro de ar de alta eficiência para partículas.

Os filtros HEPA proporcionam uma excelente qualidade na filtragem do ar, sendo capaz de reter mais de 99% de partículas extremamente finas, como partículas de 0,12 e 0,3 µm.

Conheça duas opções de filtro HEPA de alta eficiência e qualidade:

  • AstroCel II: filtro plano com moldura padrão em perfil de alumínio anodizado com excelente acabamento, tela de proteção em ambos os lados e diversas configurações de vedação, produzido em Sala Limpa e fornecidos em diversos tamanhos;
  • AstroCel III: filtro HEPA produzido com mídia de microfibra de vidro plissada em V (cunha) de alta vazão, tem baixo consumo de energia, maior vida útil e menor perda de carga.

AAF Flanders é a maior fabricante mundial de filtros e tem mais de 100 anos entregando: qualidade, confiança e o melhor orçamento do mercado.

Se ficou alguma dúvida ou se você precisa de mais alguma informação, entre em contato com a gente.

Solicite um orçamento