Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Como funciona o Sistema de Ventilação Industrial

O processo de filtragem do ar nas indústrias tem como objetivo fazer a limpeza e descontaminação de qualquer tipo de bactéria que esteja no ambiente.

O sistema de ventilação industrial é muito importante para manter o ambiente limpo e nas melhores condições para quem trabalha no local e também para o produto que está sendo manipulado ali.

Mas, a renovação do ar no ambiente não é garantia de que seja um ar de qualidade. O sistema de ventilação industrial deve ser distribuído por todo o local, ao ponto de a taxa contaminante ser a mesma para todos os lugares.

Ao longo deste artigo, você vai entender o que de fato é e como funciona o sistema de ventilação industrial, o que isso tem a ver com a segurança do trabalhador e quais são os melhores modelos para cada tipo de necessidade da empresa.

Boa leitura!

Como funciona o Sistema de Ventilação Industrial 01

O que é e como funciona o sistema de ventilação industrial

A ventilação industrial é um sistema mecânico que promove a renovação do ar e que realiza a movimentação dele, dentro de um determinado ambiente, por meio dos ventiladores.

Esse processo é extremamente necessário em indústrias e contribui com a remoção das substâncias contaminantes presentes no local, realizando a troca por um ar limpo e seguro para todos.

Para definir o tipo de ventilação que a sua empresa precisa, é necessário entender a sua finalidade no ambiente:

  • Ventilação para a manutenção do conforto térmico;
  • Ventilação para a manutenção da saúde e segurança do profissional;
  • Ventilação para conservação de materiais e equipamentos.

Dentro dessas finalidades, o sistema de ventilação industrial pode ser feito por meio de ventiladores, dutos, dampers, filtros de manga ou filtro plano, coletores de contaminantes e abafadores de ruídos.

Independentemente de qual tipo de sistema de ventilação industrial for a escolha da sua empresa, todos precisam ter a mesma função, limpar o ar de qualquer tipo de contaminação e poluentes e ao mesmo tempo devolver esse ar limpo para a atmosfera.

E para que isso aconteça, o sistema e os filtros escolhidos precisam ser de excelente qualidade para garantir a segurança e saúde do profissional e ambiente.

Entenda agora por que a relação do sistema de ventilação com a saúde do profissional é tão importante.

Como funciona o Sistema de Ventilação Industrial 02

A relação do sistema de ventilação industrial com a segurança do trabalhador

Quando o organismo do profissional é exposto a certos tipos de contaminantes, a tolerância dele vai depender do tipo de substância com que entrou em contato. Porém as substâncias que podem afetar o profissional são:

  • Fumaças;
  • Névoas;
  • Gases tóxicos;
  • Solventes voláteis;
  • Poeiras;
  • e Irritantes.

Por isso, aqui no Brasil foram estabelecidas normas de segurança para trabalhar nesses locais e que tornam obrigatória a utilização desses sistemas de ventilação dentro de ambientes industriais. Confira quais são as normas:

  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Anexo 3: Atividades e Operações Insalubres – tem como principal finalidade abordar os limites de tolerância para a exposição ao calor; 
  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Anexo 11: Atividades e Operações Insalubres – principal objetivo da norma é tratar das concentrações máximas permitidas para as substâncias contaminantes químicas no ambiente de trabalho.

Sabendo dessas normas, alguns modelos são essenciais para o ambiente de trabalho, os profissionais e os produtos e equipamentos.

Como funciona o Sistema de Ventilação Industrial 03

Modelos de filtros de ar eficientes para a indústria

Como abordamos até agora, o objetivo do sistema de ventilação industrial é proporcionar mais proteção para os trabalhadores no local e garantir a integridade dos produtos que são manipulados, além de proporcionar também o conforto térmico.

Independentemente do modelo que for escolhido, esse objetivo sempre precisa estar claro na hora da contratação.

Confira agora os três tipos de sistema de ventilação industrial:

  • Sistema de Ventilação Forçada – Sistema que renova o ar de espaços fechados por meio de ventiladores ou insufladores;
  • Sistema de Exaustão –  Nesse modelo, o sistema trabalha para recolher e eliminar vapores, poeiras e gases do interior de um determinado ambiente;
  • Sistema Passivo de Ventilação – Sistema não mecânico de ventilação baseado em diferenças de pressão do ar.

A AAF Flanders está há mais de 100 anos no mercado projetando filtros seguros e de extrema qualidade para qualquer tipo de empresa e necessidade.

A empresa possui uma vasta quantidade de modelos de filtros industriais que cumprirão o seu papel no dia a dia do ambiente de trabalho industrial.

Confira nossos modelos através do catálogo de filtros. Para baixar, basta clicar 👉 aqui.

Solicite um orçamento