Cases

Clique aqui para visualizar todos os cases

Inscreva-se em nossa newsletter

Fábrica de Celulose e Papel usa a Tecnologia da SAAFS® para Garantir a Produtividade

Perfil do Cliente

  • Fábrica de celulose e papel no Norte de Michigan;
  • Fornecedor líder norte-america de papéis revestidos para editores de catálogos e revistas;
  • Segundo maior produtor de papel revestido moído;
  • A capacidade de produção anual de 900,00 toneladas.

Custo de Inatividade Industrial

Para a indústria de papel e celulose é estimada em $20.000 + por hora de inatividade. Uma consequência importante da corrosão de equipamentos eletrônicos.

A Solução

As fábricas de celulose e papel têm o desafio de combater a corrosão devido a fabricação de geração de produto de compostos enxofre. Uma usina de papel e celulose de Michigan pensava que seu equipamento eletrônico de controle estivesse sendo protegido da falha, devido a corrosão ao usar os produtos de filtração em fase gasosa (purificadores) e serviços de um competidor da AAF. Com aproximadamente 25 salas de controle abrigando o equipamento eletrônico para controlar os processos da fábrica, o competidor fornecia os serviços mínimos consistindo principalmente da colocação de cupons de corrosão de metais para monitorar o desgaste e providenciando a reposição da mídia de fase gasosa para os purificadores das fábricas.

Depois de experimentar as falhas eletrônicas em várias salas de controle, a fábrica enviou as placas de circuito do problema, ao fabricante para análise forense. A descoberta é confirmada que a corrosão fazia-se presente na forma de capilares de cristais de prata, uma ocorrência comum com placas de circuitos compatíveis com a Restrição de Substâncias Perigosas de 2003 da União Européia (RsHS). A fábrica solicitou da AAF Internacional inspecionar e providenciar as soluções para as salas de controle da instalação, equipamento, e práticas de manutenção.

As Salas de Controle Eletrônico

O equipamento vem sendo usado por várias décadas para controlar os processos e aumentar os rendimentos na indústria de celulose e papel. As fábricas produzem ambientes locais relativamente com alto teor de enxofre – sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre, mercaptanos ou partículas carregadas de enxofre. Os compostos, tais como óxidos de nitrogênios e de cloro, podem estar presentes nestas instalações. Devido a presença destes contaminantes corrosivos, as placas de circuitos nestas fábricas estão sujeitas à corrosão, assim, as falhas de equipamentos eletrônicos têm sido bem documentadas há muitos anos. Os regulamentos atuais que regem os materiais da placa de circuito de fabricação têm feito equipamentos eletrônicos ainda mais suscetíveis a corrosão.

A Solução da AAF

A AAF aconselhou a instalação da tecnologia SAAFShield® dentro das suas salas de controle. A monitoração de Reatividade da SAAF-Shield permite o usuário gerenciar a atividade de corrosão em tempo real ou sob demanda, para estabelecer equipamento ou vulnerabilidade eletrônica para a corrosão ambiental. A tecnologia SAAFShield proporciona a capacidade de sensoriamento mais precisa disponível, devido a tecnologia da microbalança de cristal de quartzo (QCM).

A Unidade de Detecção (DU) SAAFShield funciona junto com a Unidade de Leitura (RU) SAAFShield para exibir e direcionar os dados de corrosão com o tempo, que permite os usuários avaliarem os fatores ambientais de temperatura e umidade em momentos específicos. 

Enfim, os dados podem ser usados para determinar a efetividade dos procedimentos operacionais. Os dados podem ser ligados continuamente por meio do PLC, ou periodicamente por meio do uso de um pen drive. Se usado periodicamente, uma Unidade de Leitura SAAFShield pode armazenar dados para 500 unidades de detecção.

PA Fábrica de Celulose e Papel Usa a Tecnologia SAAFShield® para Garantir a Produtividade

Os Benefícios de Monitoração Em Tempo Real

No princípio da investigação, a SAAFShield DU foi colocada na sala de controle para estabelecer uma linha de base para a taxa de corrosão. Além disso, o cupom de corrosão e a análise de vida média foi realizada. A fábrica concordou com a determinação da AAF que o purificador de gás tinha passado a sua vida útil e restabelecido o purificador de gás com os meios químicos frescos. Enquanto que mudando as mídias e realizando a manutenção do purificador de gás, o DU SAAFShield identificou níveis elevados de corrosão para os dois cobre e prata (figura 1). Quando o purificador de gás foi reposto em serviço, os níveis de corrosão foram reduzidos para níveis baixos, daqueles antes repostos pela mídia. Tendo mostrado tal sensibilidade e precisão durante o estudo, a fábrica decidiu comprar as Unidades de Detecção para as 24 salas restantes de controle.

Normas Aplicáveis

Controle Corrosão Tradicional (ISA 71.04-1985)

Utilizações: Fábricas de Papel, Refinarias, Unidades Industriais, Unidades de Águas residuais, Equipamento Protegido por Sites de Telecomunicação. Circuito compatível Sem-RoHS nas salas de controle, centros de controle de motores, ou outras áreas a fim.

Corrosão Controle Compatível RoHS (Diretriz ASHRAE TC 9.9)

Aplicaçòes: Centro de Dados, Fabricação de Pneus,Fabricação de Borracha, Fábrica de Papel, Refinarias.

Equipamento Protetor: O circuito de denúncia RoHS nas salas, centros de controle de Motores e outras áreas semelhantes.

 

O Tempo de Atividade Reduzido da Tecnologia SAAFShield®

O custo do Tempo Reduzido é a consequência mais significante da corrosão do equipamento eletrônico. Nas fábricas de celulose e papel, a corrosão do controle do equipamento eletrônico pode levar a parada temporária do processo e tempo de produção perdido. O equipamento de controle pode levar a uma parada temporária do processo e perda de tempo de produção. As fábricas de celulose e papel são incentivadas a usarem o monitoramento de reatividade para determinar a qualidade do ar nas salas de controle e outras áreas com equipamento eletrônico. As áreas de controle com taxas de corrosão superior a 300 Å por mês em cobre ou superior a 200 Å por mês em prata podem vir a incorrer em falhas dispendiosas e o tempo de inatividade se não estiver protegido contra as corrosões gasosas pelos métodos tais como a filtração de fase gasosa. A tecnologia de monitoração SAAFShield da AAF foi a solução perfeita para a fábrica oferecer confiança para que suas salas de controle agora estejam seguras do dispendioso tempo de inatividade não planejado.