Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Lei Que Regulamenta Instalação De Filtros De Ar Impacta Diretamente No Bem-Estar Público

Quando deram início, em meados dos anos oitenta, às movimentações para a normalização do uso de ar condicionado, os agentes do setor se empenharam ao máximo para firmar uma norma que garantisse a qualidade do ar adequado para a circulação de pessoas em ambientes climatizados. Agora, com a lei sancionada pelo presidente Michel Temer, edifícios públicos e privados devem seguir um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que visa prevenir ou minimizar riscos à saúde de seus ocupantes.

Segundo dados do estudo Global Burden of Disease (em português, Peso Global das Doenças), a poluição mata cerca de 5,5 milhões de pessoas por ano, causando câncer de pulmão e diversas outras doenças que poderiam ser evitadas com o empenho de proprietários em proporcionar ambientes seguros e puros aos ocupantes.

Agora, com a regulamentação, os sistemas já instalados têm o prazo de 180 dias para cumprimento dos requisitos, enquanto as novas instalações já devem constar conformidade com a lei. E é neste panorama que as empresas do segmento comemoram a incorporação dos sistemas de filtragem de ar, já que elas vêm batendo nesta tecla há mais de quinze anos.

TRAJETÓRIA

Entre as medidas que levaram ao estudo e luta pela aprovação da lei, destacou-se a repercussão do falecimento do Ministro das Comunicações, Sergio Motta, em decorrência de complicações respiratórias. As movimentações seguintes que caminhavam rumo à criação do projeto de lei, envolveram diversos redatores e deputados, como Lincoln Portela, Arnaldo Faria de Sá e o engenheiro Arnaldo Lopes. Diversas reuniões foram realizadas na sede da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), até que a PL 7.260 tramitou pelo senado e por lá ficou cerca de 15 anos, junto à Câmara dos Deputados. Por sorte, o último relator da PL 7.260 foi o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, amigo do setor e criador do Dia do Refrigerista. Com o apoio ao deputado feito por Carlos Trombini e Viviane Nunes, representando o Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração à Brasília, os envolvidos comemoraram a publicação da Lei no início de 2018.

SOBRE A AAF

Enquanto você lê este texto, as soluções de filtragem AAF estão limpando ar ao redor do mundo, tornando-nos mais produtivos, protegendo processos que geram tecnologia e produtos que melhoram nossas vidas e fornecendo proteção contra ameaças aéreas que prejudicam a nossa saúde.

Facebook: American Air Filter Brasil

atendimento@aafintl.com