Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro HEPA Industrial: como funciona?

Filtro HEPA ou ao pé da letra High Efficiency Particulate Air, é um equipamento que proporciona extrema qualidade na filtragem do ar, capaz de captar partículas com 0,3 µm, com percentual de 99% de eficiência.

Por ser um dos filtros que mais garantem segurança e conforto nos ambientes, são altamente recomendados para locais como Indústrias Farmacêuticas, que precisam evitar qualquer tipo de contaminação na produção dos medicamentos e garantir a saúde dos profissionais.

Neste artigo, você vai entender como funciona a aplicação dos filtros HEPA e quais os modelos disponíveis pela AAF Flanders, a maior empresa do mundo na fabricação de filtros de ar industrial eficiente com 100% de qualidade.

Boa leitura!

Como funciona o filtro HEPA na Indústria Farmacêutica

Os filtros HEPA normalmente são alocados dentro dos sistemas de filtragem de ar após os estágios intermediários ou em alojamentos no teto das salas, chamados de “caixas terminais”.

No caso das Indústrias Farmacêuticas, os ambientes necessitam de uma filtragem extremamente minuciosa e que contenham um nível alto de controle de contaminação, pois caso isso aconteça, além de perder toda a produção do medicamento, coloca-se em risco a saúde dos profissionais.

Os filtros HEPA são uma das partes mais importantes do sistema de filtragem de ar, justamente por serem a etapa final, eles impedem que micropartículas estejam presentes na circulação dos ambientes. E é esse um dos fatores de segurança e o meio de evitar os prejuízos à indústria e ao cliente final.

Existem diversas normas de regulamentação dos filtros de ar em ambientes de salas limpas na indústria farmacêutica. Para que os filtros sejam realmente eficientes, eles devem passar por uma série de testes, para comprovar a qualidade do produto.

Além de escolher o modelo de filtro correto para a necessidade da empresa, é extremamente necessário cumprir com a manutenção preventiva para garantir o máximo de integridade do ambiente e da saúde dos profissionais.

Modelos de Filtro HEPA na AAF Flanders

A AAF Flanders preza pela qualidade e eficiência dos seus filtros há mais de 100 anos e garante proteção e um ar mais limpo para todos os tipos de ambientes.

O filtros absolutos HEPA disponíveis para a Indústria Farmacêutica são:

  • MegaCel I – eFRM® – HEPA baixo consumo de energia
  • AstroCel II® – HEPA plissado plano
  • MegaCel II – eFRM® – HEPA baixo consumo de energia
  • AstroCel III® – HEPA plissado em V Alta Vazão
  • AstroCel HTP® – HEPA para alta temperatura

Entre em contato com a nossa equipe de consultores clicando aqui e comprove a excelência que é sentida pelo ar!

Solicite um orçamento