Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Ajudando Futuros Carpinteiros E Marceneiros A Respirar Melhor

Em 2012, o Green River Community College e o estado de Washington iniciaram um plano de construção de uma faculdade comunitária ultramoderna focada no treinamento de profissionais qualificados em marcenaria e carpintaria. O objetivo era ensinar aos aspirantes a marcenaria e carpintaria a arte de trabalhar com madeira, com design e com artesanato, proporcionando, ao mesmo tempo, um treinamento prático.

As partículas de pó de madeira e produtos químicos usados no acabamento apresentam vários riscos à saúde e à segurança dos alunos caso não sejam controlados de modo adequado. As concentrações de partículas de pó de madeira não são visíveis a olho nu e são consideradas altamente inflamáveis. Se não forem controladas, elas podem seacumular em máquinas e apresentar potenciais riscos de incêndio.

O Green River Community College procurou a AAF para ajudar no design e na instalação de um sistema de coleta que atendesse às necessidades de segurança e desempenho de seus alunos. As considerações envolvendo o design da sala de aula de marcenaria e carpintaria precisavam estar em conformidade com a norma 664 da Associação Regulatória de Proteção Contra Incêndios (NFPA – National Fire Protection Association), que trata da Norma Para Prevenção de Incêndios e Explosões no Processamento de Madeira e em Instalações de Marcenaria e Carpintaria, e ainda atender à limitação de ruído de 65 dBA. Além disso, o Green River College queria um sistema de coleta que não exigisse o uso de ar comprimido.

Desafio

O design da sala de aula de marcenaria e carpintaria e do coletor de pó apresentaram vários desafios. Primeiro, a sala de aula estava equipada com vários equipamentos de produção de pó espalhados por uma sala aberta para permitir que alunos e professores circulassem entre as estações de trabalho. O design do sistema de coleta de pó e da tubulação teria que minimizar a interferência com o ambiente da sala de aula. Segundo, o coletor de pó teria que ficar na área interna, de modo que o abatimento do ruído era essencial e teria que estar em conformidade com os requisitos de ruído no estado de Washington. Como não havia ar comprimido disponível no local, o coletor de pó precisava operar sem a necessidade de ar comprimido. E o mais importante, a segurança dos alunos tinha que ser garantida, uma vez que o pó de madeira é altamente inflamável e apresenta riscos de explosão.

Solução

A escola possui agora um sistema de coleta industrial de pó que mantém alunos e professores seguros e melhora a manutenção, enquanto cumpre também com as regulamentações da OSHA, da NFPA e da EPA. Com os elementos de segurança e desempenho inclusos no sistema de coleta de pó fornecido, os alunos e professores podem executar seus trabalhos sem terem que se preocupar com questões de segurança ou com algum pó inconveniente encontrado com frequência em aplicações de marcenaria e carpintaria. A equipe de aplicações de engenharia da AAF recomendou o coletor centrífugo AR4-15 Arrest All® e um pós-filtro integral. Com o design do ArrestAll® , o ventilador industrial nunca entra em contato com o ar carregado de poeira, atendendo à norma 664 da NFPA.

Consequentemente, se o filtro primário falhar, os filtros secundários de segurança capturam os particulados que escaparem. Isso mantém os alunos em segurança, impedindo, ao mesmo tempo, que o pó combustível chegue até o ventilador. Além disso, os sistemas pósfiltrantes integrais do coletor Varicel® da AAF barram 95% das partículas de 0,3 mícrons e está dentro da meta de eficiência de 99,99% por 10 mícrons exigida pela NFPA 664. A detecção integral de faíscas e os borrifadores na tubulação, juntamente com portas de abordagem de alta velocidade, oferecem níveis extras de proteção na prevenção de qualquer deflagração. A utilização de um atenuador de ruídos de 90 graus na admissão de ar também reduziu o ruído para menos de 65 dBA, atendendo aos requisitos de ruído no estado de Washington.

Benefícios

A escola possui agora um sistema de coleta industrial de pó que mantém alunos e professores seguros e melhora a manutenção, enquanto cumpre também com as regulamentações da OSHA, da NFPA e da EPA. Com os elementos de segurança e desempenho inclusos no sistema de coleta de pó fornecido, os alunos e professores podem executar seus trabalhos sem terem que se preocupar com questões de segurança ou com algum pó inconveniente encontrado com frequência em aplicações de marcenaria e carpintaria.